BLOG – Voce sabe como funciona uma calculadora veterinária?  | Vetsapiens

BLOG – Voce sabe como funciona uma calculadora veterinária? 

15 de abril de 2023

Por Rosangela Gebara

Imagine que você está no seu plantão e chega uma cadela de 14 anos em cetoacidose diabética, ela é da raça pinscher e pesa somente 1,5 kg.

Você se sente seguro em fazer os cálculos de quantas unidades de insulina regular você precisa administrar e em qual velocidade, para se evitar uma hipoglicemia ou hipopotassemia?

Calcular a quantidade de insulina é uma tarefa que não pode ter erros, pois qualquer erro na dose pode levar a um quadro de hipoglicemia severa que pode ser fatal.

E o mais importante, a velocidade da infusão e o tipo de fluido utilizado na administração também devem ser minuciosamente calculados, sem desacertos.

Sabemos que a vazão adequada e lenta da solução de insulina é extremamente importante para que se possa corrigir a dose de insulina conforme vamos baixando a glicemia.

Diante de todos esses cuidados, o que você acharia de ter em suas mãos uma calculadora veterinária de INFUSÃO CONTINUA DE INSULINA REGULAR, onde você só precisa inserir a espécie do animal, o peso e a glicose sérica daquele momento, e de forma rápida e quase mágica, a calculadora lhe dá sem nenhuma margem de erro a quantidade exata de insulina em UI a ser adicionada a um frasco de 250 ml de fluido, o tipo de fluido e a velocidade que você terá que deixar a vazão da fluídoterapia, como visto abaixo:

 

Figura 1 – Resultados encontrados na Calculadora de intoxicação por chocolate e cafeína

Para que servem as diferentes calculadoras veterinárias? Quais suas vantagens?

As calculadoras automáticas dentro da medicina veterinária possuem inúmeras vantagens, dentre elas:

  • ajudar a otimizar o tempo gasto com cálculos em uma situação emergência, onde os segundos podem fazer toda a diferença entre salvar ou perder seu paciente.
  • ajudar na realização de cálculos matemáticos difíceis, eliminando possíveis erros, e trazendo mais segurança a terapia emergencial
  • mostrar cálculos em diferentes espécies e pesos
  • ajudar no diagnóstico, prognóstico e instauração da terapia mais assertiva e de maneira mais rápida possível

Tipos de calculadoras veterinárias

Existem vários tipos de calculadoras veterinárias e você pode encontrar algumas importantes na plataforma Vetsapiens. Algumas das principais são:

  • Déficit de água livre
  • Fármacos de emergência
  • Calculadora de Reposição de Potássio
  • Requerimento energético
  • Calculadora de Superfície corpórea
  • Calculadora de Infusão contínua de insulina regular
  • Intoxicação por chocolate e café
  • Infusão contínua de fármacos
  • Calculadora de Transfusão de sangue e hemocompontes

Apesar de existirem inúmeras calculadoras para se calcular doses de medicamentos, fluidos, anestésicos e sedativos, hemocomponentes, área corpórea etc ainda existem calculadoras para se determinar a porcentagem de agentes tóxicos em determinados alimentos, ajudando na análise do risco e prognostico em toxi-infecções alimentares, como por exemplo no caso da calculadora de Intoxicação por Chocolate e Café

 Ela mostra que mostra a partir dos dados inseridos (espécie, peso do animal, tipo de chocolate e quantidade ingerida) a gravidade da intoxicação,   se há necessidade ou não de uma abordagem emergencial e internação, as doses de teobromina e cafeína ingeridas, os prováveis sintomas e o mais importante, traz informações de como maneja-los.

 

Figura 2 – Resultados encontrados na Calculadora de intoxicação por chocolate e cafeína

Uma outra calculadora veterinária muito útil e que é uma das mais acessadas em nosso site, é a Calculadora de Transfusão de Sangue e Hemocomponentes

Nesta calculadora você consegue rapidamente descobrir o quanto de sangue (volume em ml) você precisará transfundir no paciente e o cálculo dos outros hemocomponentes.

Além dos cálculos, como pode ver na figura abaixo, a calculadora explica as indicações de quando usar os hemocomponentes e os volumes de cada um.

 

Figura 3 – Calculadora de Transfusão de Sangue e Hemocomponentes

Portanto, seja qual for seu desafio diário na clínica, no hospital, no plantão ou até mesmo nos atendimentos em domicílio, tenha sempre a mão, no tablet, computador ou no celular o acesso para a calculadora veterinária de sua preferência com apenas 1 click.

 

 

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.