Devem participar dos atendimentos alunos dos semestres mais avançados do curso, supervisionados pela equipe docente. A coordenadora da Graduação em Veterinária, Marília Taumaturgo, explica que é preciso agendamento prévio para ser atendido. É possível marcar a data por telefone. “Como se trata de uma estrutura cujo interesse principal é o acadêmico, é tudo feito por agendamento. Devemos começar a marcar a partir de janeiro de 2021”, afirma.
Tanto os tutores de animais domésticos como de bichos de grande porte devem passar por um cadastro para ter acesso aos serviços. É necessário apresentar identidade, comprovante de residência e termo de posse e responsabilidade.
A expectativa é de que a Unidade ofereça serviços de baixa e média complexidade, como atendimento clínico, cirurgias de castração e remoção de tumores. “São problemas que estão na rotina da clínica de pequenos e grandes animais. Não somos um hospital”, diferencia Marília. “Para pequenos animais, não estamos fazendo internamento, por exemplo”, completa.
Cuidados
Os atendimentos para animais domésticos e de produção acontecem em espaços distintos: um dos prédios é voltado para animais de companhia, e outro para animais de produção. O terceiro prédio é reservado para os centros cirúrgicos. São quatro, três para animais de companhia e um voltado para bichos de grande porte. “Além de um centro cirúrgico, temos espaço com baias para equino, bovinos e pequenos ruminantes”, complementa Marília.
Por conta da pandemia de Covid-19, a unidade segue protocolos para evitar aglomerações. “As regras são assim, terminou de ser atendido, tem que ir embora. Além do agendamento, é obrigatório o uso de máscaras. Álcool em gel também está distribuído pela unidade”, reforça a coordenadora.
Além dos cuidados para evitar a propagação do coronavírus, outras precauções foram tomadas no trato com os animais. A entrada de animais, por exemplo, só é permitida após a checagem de lista de agendamento na portaria da unidade. Cães e gatos com menos de 10 kg terão acesso somente em caixas de transporte, bolsas e coleiras. Cachorros acima desse peso só terão acesso ao ambiente com focinheiras.
Serviço
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h
Local: Avenida Cidade Ecológica, 635 – Campus Rosa Cordeiro
Contato: (85) 99248-9246 (a partir de janeiro de 2021)