Unesp: Residentes de Medicina Veterinária e Zootecnia colaboram com HC durante pandemia

28 de abril de 2020
N-Unesp FMVZ

Seg, 27/04/2020 – 14h36 | Do Portal do Governo

Médicos veterinários atuam com os profissionais do Núcleo Interno de Regulação do Hospital das Clínicas de Botucatu

Os médicos veterinários residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu, colaboram com as atividades do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da cidade. A ação busca auxiliar na regulação de vagas para pacientes com suspeita de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Estão entre as funções exercidas pelos residentes da FMVZ junto ao NIR: regulação telefônica de vagas para o Ambulatório de Triagem Especial da Infectologia, acompanhamento da agenda, lançamento de informações em planilha de dados. Também por telefone, os residentes fornecem orientações sobre o uso de máscara, transporte de pacientes até o ambulatório, isolamento e resultado de exames.

Atendimento

Ao todo, são 32 residentes da FMVZ, divididos em quatro equipes, que trabalham no NIR em turnos de 6 horas diárias, 24 horas por dia, todos os dias da semana. As atividades dos residentes têm supervisão da coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) HCFMB, Janaína Cristina Santos.

“Com a pandemia, a equipe do NIR ficou sobrecarregada em suas diversas funções. A presença dos residentes da FMVZ aliviou essa situação e nos ajudou a operacionalizar melhor nossas funções”, salienta ao Portal da Unesp.

“Eles são muito prestativos, atuam com muita ética e profissionalismo, e têm exatamente o perfil dos profissionais de que precisávamos”, completa. Segundo a coordenadora, os residentes também ajudaram na confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para uso da equipe do HC.

Parceria

Em março, a diretoria da FMVZ colocou a equipe de médicos veterinários residentes à disposição do município para atuar nas mais diversas frentes de ação de prevenção e controle da COVID-19. A proposta foi prontamente aceita pelo supervisor do HC, André Balbi, pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, e pelo prefeito, Mario Pardini.

“Tal parceria é importante para o município, pois temos vários serviços que mantém parceria com a FMVZ, como resgate de animais selvagens, castração e outros atendimentos necessários que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde à disposição da população de Botucatu”, destaca o ofício assinado conjuntamente pelo prefeito e pelo secretário de Saúde de Botucatu.

O professor Cassiano Victória, coordenador do Conselho de Residência da FMVZ, ressalta que os médicos veterinários residentes da unidade são profissionais de saúde acima de tudo e compõem uma importante categoria de profissionais que podem e têm o dever de atuar em situações de emergência sanitária.

“São profissionais com capacidade técnica para contribuir com a prevenção e o controle da pandemia, no diagnóstico molecular e nas ações de educação em saúde, entre outras. Essas ações estão em sintonia com as orientações e determinações do Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus e também para manutenção dos programas de residência em Medicina Veterinária”, afirma ao Portal da Unesp.

“Nossos residentes estão cientes dessa responsabilidade e tem se dedicado intensivamente em desempenhar suas atividades da melhor forma possível e com todo o suporte do Conselho de Residência e da direção da FMVZ”, acrescenta.

Os residentes da FMVZ/Unesp também estão atuando para elucidar dúvidas sobre a relação entre animais, coronavírus e os seres humanos. Os interessados podem ligar para o telefone (14) 3880-2600.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/unesp-residentes-de-medicina-veterinaria-e-zootecnia-colaboram-com-hc-durante-pandemia/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami