Um adeus triste. Morreu Proteo, um dos cães mexicanos da equipa de resgate na Turquia | Vetsapiens

Um adeus triste. Morreu Proteo, um dos cães mexicanos da equipa de resgate na Turquia

15 de fevereiro de 2023
Noticia- Proteo

O Pastor Belga Mallinois perdeu a vida enquanto realizada trabalhos de busca de sobreviventes após o violento sismo de dia 6.

Texto Alexandra Ferreira   

As equipes de resgate na Turquia e na Síria, que se desdobram em esforços para encontrar sobreviventes do violento sismo que assolou os dois países na madrugada de 6 de fevereiro, também contam com heróis caninos – os cães de busca e resgate que, com os seus treinadores, formam os binómios tão importantes nestas situações de catástrofe.

Sempre que um destes heróis cai, o mundo entristece-se e faz a sua homenagem sentida. Foi o que aconteceu neste domingo, 12 de fevereiro, depois de a Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) mexicana anunciar a morte do Pastor Belga Mallinois Proteo enquanto procurava pessoas soterradas com vida.

Apesar de não terem sido avançados pormenores sobre as circunstâncias da morte, algumas fontes não oficiais citadas nos meios de comunicação mexicanos referem que Proteo terá ficado soterrado num deslizamento de terras enquanto realizava os seus trabalhos de busca em Ayudaman, na Turquia.

O soldado Villeda, que era o seu par, já reagiu com grande emoção, num vídeo difundido pela Sedena no TikTok.

“Quero dizer-te que estou orgulhoso de ti, porque sempre foste um cão forte, um cão trabalhador que nunca se deu por vencido. Só tenho a agradecer-te por me teres trazido. Infelizmente, não vais regressar comigo. Lembrar-me-ei sempre de ti, bem como todo o México”, disse Villeda. E reiterou o apelo: “Espero que se lembrem sempre de ti, que nunca te esqueçam”. “Um dia iremos encontrar-nos de novo”, rematou.

Proteo já teve a cerimónia de despedida

Já foi também realizada a cerimónia de despedida de Proteo, onde foi homenageado com toda a equipa mexicana em sentido. Proteo integrava um grupo de 16 cães de busca e resgate enviados pelo México para ajudar na Turquia.

Nas muitas mensagens de consternação nas redes sociais, há quem se recorde de Frida, a Labrador Retriever que esteve ao serviço da marinha mexicana e que conseguiu resgatar muitas vidas – tendo morrido de velhice em novembro passado. “Ela vai estar à espera de Proteo, na ‘ponte do arco-íris’, para o receber”.

Percorra a galeria para ver algumas fotos de Proteo.

 

 

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.