São José confirma 1º caso de cão infectado pelo vírus da raiva neste ano

29 de setembro de 2022
Noticia raiva SJDC
Imagem eletromicrografia virus raiva- Photographer: Alain Grillet , Sanofi Pasteur Flirkr

Há pelo menos 25 anos não havia registro de cães infectados pela doença na cidade. Um homem que foi mordido pelo cachorro está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde.

Por g1 Vale do Paraíba e Região

A prefeitura de São José dos Campos divulgou nesta segunda-feira (26) que a cidade registrou o primeiro caso de raiva em um cão neste ano. Um homem que foi mordido pelo cão está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, mas até o momento ele não foi diagnosticado com raiva humana.

Segundo a prefeitura, o cão infectado pelo vírus da raiva vivia em uma casa no bairro Primavera II, na região leste de São José. O animal não estava vacinado e tinha hábito de caçar outros animais, como morcegos. A cadela foi morta por eutanásia no dia 13 de setembro.

Ainda segundo a prefeitura, o tutor do cão foi mordido pelo animal no dia 9 de setembro e procurou atendimento na Unidade de Saúde da Família do bairro. O homem foi vacinado contra a raiva no mesmo dia e já recebeu outras três doses de reforço após o ocorrido.

O período de incubação da raiva humana, entre a agressão e o aparecimento dos primeiros sintomas, é de um mês a um ano, por isso o homem está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, para identificar se ele foi infectado pela raiva.

A prefeitura informou que está realizando ações de bloqueio em uma área de 500 metros do local onde o cachorro morava, com a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Cerca de 170 animais já foram vacinados na ação.

Há pelo menos 25 anos São José dos Campos não tinha o diagnóstico de um cão infectado pelo vírus da raiva. Este ano, além do cão, há também o registro de um morcego infectado pela raiva na cidade.

Vacinação animais

Em São José dos Campos, a vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos é feita no CCZ, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, e todo último sábado do mês de 8h30 até 13h30, na rua George Williams, 581, no Parque Industrial, região sul.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/09/26/sao-jose-confirma-1o-caso-de-cao-infectado-pelo-virus-da-raiva-neste-ano.ghtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2022 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.

OneWeb