Químio-radioterapia simultânea: qual é o risco? - Vetsapiens

Químio-radioterapia simultânea: qual é o risco?

2 de janeiro de 2021

Cheryl Balkman, MS, DVM, DACVIM (Internal Medicine, Oncology), Cornell University

ONCOLOGY

A químio-radioterapia é considerada o padrão de tratamento para certos tipos de câncer em humanos e, embora menos comum, tem sido usada em pacientes veterinários. A quimiorradioterapia envolve a administração de agentes quimioterápicos antes e durante o curso da terapia de radiação como um sensibilizador de radiação para melhorar a resposta à radiação local, para o tratamento de doença locorregional avançada ou para efeitos locais e sistêmicos em tumores com um alto potencial metastático.

Pacientes com tumores de alto grau ou metastáticos incompletamente excisados ​​requerem terapia adjuvante (ou seja, radiação e quimioterapia) para fornecer controle local e sistêmico adequado de seus tumores. Embora o uso dessas modalidades de tratamento simultaneamente possa encurtar o tempo geral de tratamento, o risco de toxicidade hematológica pode ser aumentado. Este estudo teve como objetivo determinar se cães com mastócitos microscópicos tratados com radioterapia e vimblastina / prednisolona demonstraram aumento de mielossupressão em comparação com cães tratados com apenas vimblastina / prednisolona. Quarenta e três cães foram tratados com uma combinação de radioterapia e vimblastina / prednisolona (RT / VBL / Pred); outros 43 cães foram tratados apenas com vinblastina / prednisolona (VBL / Pred). Oito cães (19%) no grupo RT / VBL / Pred experimentaram neutropenia (6 VCOG [Veterinary Cooperative Oncology Group] grau I, 1 VCOG grau II e 1 VCOG grau IV neutropenia) que resultou em um atraso da quimioterapia, e 1 cão teve uma redução de dose de 10%. Dez cães (23%) no grupo VBL / Pred experimentaram neutropenia (4 VCOG grau I, 2 VCOG grau II e 4 VCOG grau III neutropenia), necessitando de um retardo da dose em 10 cães e uma redução da dose de 10% em 1. não houve diferença significativa na frequência de neutropenia entre os grupos RT / VBL / Pred e VBL / Pred. Os autores afirmam que o estudo pode ter sido insuficiente para detectar uma diferença.
Embora nenhum risco aumentado de mielossupressão tenha sido demonstrado quando a radioterapia foi administrada simultaneamente com vinblastina e prednisolona, ​​isso pode não ser o caso quando outros agentes quimioterápicos são usados. Outros fatores que podem influenciar o risco de mielossupressão ao combinar radiação com quimioterapia incluem o protocolo de radiação (isto é, número de frações e dose total de radiação) e a quantidade de medula óssea no campo de radiação. Em humanos, o principal fator associado à neutropenia ou trombocitopenia durante a radioterapia é a porcentagem de medula que é irradiada.

... PARA SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1
Tratar cães concomitantemente com radiação e vimblastina pode diminuir o tempo total de tratamento sem aumentar o risco de mielossupressão, mas diferentes protocolos de radiação podem não ter o mesmo resultado.

2
Pode haver um risco aumentado de mielossupressão associado à radioterapia e quimioterapia concomitantes quando outros agentes quimioterápicos são usados ​​e uma quantidade maior de medula óssea está sendo irradiada.
3
A terapia multimodal do câncer deve ser cuidadosamente planejada e os donos dos animais devem ser informados sobre o risco versus benefício para o paciente.
Leitura sugerida

Stibirova K, Treggiari E, Amores-Fuster I, et al. Haematologic toxicity in dogs with mast cell tumours treated with vinblastine/prednisolone chemotherapy with/without radiotherapy. J Small Anim Pract. 2019;60(9):534-542.

Fonte: Concurrent Chemoradiotherapy: What’s the Risk? | Clinician’s Brief


Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.