Piedade registra mais de 100 mortes de animais por suspeita de raiva

7 de janeiro de 2022

Primeiro caso foi confirmado pelo Instituto Pasteur em novembro de 2021. Defesa Agropecuária está fazendo vistorias técnicas nas propriedades rurais da região.

 

Mais de 100 mortes de bois e cavalos por suspeita de raiva foram registradas em sítios de Piedade (SP) nos últimos meses. Por conta disso, a Defesa Agropecuária está fazendo vistorias técnicas nas propriedades rurais da região.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da cidade, Fernanda Lima Fernandes, o primeiro caso foi confirmado pelo Instituto Pasteur, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em novembro de 2021.

De lá para cá, outros animais de grande porte que apresentavam os mesmos sintomas também morreram na cidade, porém, como muitos já haviam sido enterrados pelos donos, não foi possível fazer a coleta do material para confirmar se estavam com raiva ou não.

Diante da situação, uma equipe da Defesa Agropecuária esteve em Piedade quatro vezes. Em uma delas, encontrou uma casa abandonada de difícil acesso com mais de 250 morcegos hematófagos, que podem ser os principais transmissores da doença no município.

Os técnicos adotaram o procedimento necessário para erradicar o ninho e, na semana que vem, retornam à cidade para capturar mais morcegos e vistoriar as propriedades onde foram registrados os óbitos.

Ainda segundo Fernanda, caso os moradores identifiquem sintomas de raiva nos animais, como enrijecimento, baba e situações neurológicas diferentes, é necessário procurar um especialista.

“Se verificar que o animal não está bem, não vá tentar medicar, chame o veterinário responsável da propriedade, porque ele já está vacinado contra a raiva, ele é um profissional habilitado para isso e vai saber conduzir”, reforça.

 

Desde a confirmação do primeiro caso na cidade, 16 pessoas que tiveram contato com esses animais foram vacinadas e 12 receberam o soro antirrábico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). No entanto, nenhum caso positivo de raiva foi registrado em humanos, nem em animais domésticos.

FONTE: Piedade registra mais de 100 mortes de animais por suspeita de raiva | Sorocaba e Jundiaí | G1 (globo.com)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd