Pets em risco: tutores denunciam maus-tratos em transportes de animais domésticos - Vetsapiens

Pets em risco: tutores denunciam maus-tratos em transportes de animais domésticos

6 de agosto de 2024

Empresa do Rio de Janeiro é acusada de envolvimento na morte de pets durante transportes interestaduais. Especialistas apontam que isso ocorre devido à falta de regras bem definidas no mercado.

Por Fantástico

Uma nova denúncia envolvendo o transporte de animais de estimação por terra veio à tona. Tutores acusam uma empresa do Rio de Janeiro de maus-tratos, com casos em que os pets chegaram mortos ao destino. Especialistas apontam que isso ocorre devido à falta de regras bem definidas no mercado.

Jakeline, uma das tutoras, relata a trágica experiência com sua cachorra Gaia. Ela contratou a Moovipet, uma empresa que se apresenta como especialista em transporte rodoviário de cães e gatos, para levar Gaia de São Luís, no Maranhão, para São Paulo. No entanto, Gaia chegou morta, dentro de uma caixa de isopor. Jakeline pagou R$1.800 pelo serviço e nunca recebeu uma explicação.

“A gente queria saber o que aconteceu. Em que situação ela perdeu a vida? Eles não podem tratar o animal como um objeto que vai ser enviado dentro de uma caixa ou não vai ser nem enviado ou vai chegar deficiente, vai chegar traumatizado. Eles não têm esse direito. Eles têm que tratar o pet como uma parte da família daquele tutor. Porque era isso que a Gaia era”, desabafou Jakeline.

Gyselle, tutora de Burke, contou que seu cão morreu durante o transporte de São Paulo para Fortaleza. O relatório da clínica veterinária indicou que Burke teve hipertermia devido ao estresse – o mesmo caso do cachorro Messi.

Outro caso é o de Charlotte, que foi atropelada durante uma parada para alimentação e fazer xixi, resultando em múltiplas fraturas na parte pélvica.

Um ex-funcionário da Moovipet revelou que, embora a empresa afirme que todos os carros de transporte são climatizados, há situações em que o ar-condicionado apresenta defeitos. Além disso, ele desmentiu a afirmação da empresa de que os pets que compartilham a mesma acomodação devem ser obrigatoriamente do mesmo tutor e precisam ter um bom convívio.

A Moovipet, que afirma estar há mais de dez anos no mercado e já ter transportado mais de 100 mil animais, reiterou em nota o compromisso com o bem-estar dos animais e o apoio às famílias envolvidas. No entanto, cinco tutores que perderam seus cachorros durante o transporte da empresa registraram boletins de ocorrência.

Os tutores pedem compreensão e empatia da sociedade e das empresas de transporte.

“As pessoas precisam entender que eles são seres vivos, que eles sentem que eles sofrem, que eles sentem dor, fome, tristeza. Eles têm sentimentos que não é um objeto, não é uma cadeira que você transporta, quebra e está tudo bem. Eu deixo aqui, jogo no lixo, e sigo, não é?”, exclamou Gyselle.

Fonte:https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/08/04/pets-em-risco-tutores-denunciam-maus-tratos-em-transportes-de-animais-domesticos.ghtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.