Pesquisadores descobrem que cães podem ver com seus focinhos

19 de agosto de 2022
Noticia- visao e olfato

O estudo revelou uma conexão entre a visão e o olfato dos cães

Por Laís Maia, Sob Supervisão da Editora Camila Salles

A maioria das pessoas já sabiam que os cães se direcionam através de seus focinhos, o que faz com os cachorros cegos se localizem notavelmente bem, apesar de serem incapazes de enxergar, mas os pesquisadores não sabiam explicar como isso acontecia.

No entanto, uma nova pesquisa liderada por Pip Johnson, professor de ciência clínica na Universidade Cornell em Ithaca, nos Estados Unidos, descobriu que existem “caminhos” no cérebro dos cães que ligam as áreas responsáveis pelo olfato e pela visão.

Os pesquisadores identificaram trechos de matéria branca que transportam impulsos entre várias regiões do cérebro. O mapa mostrava caminhos já conhecidos que conectam o bulbo olfativo a áreas associadas à memória e às emoções. O surpreendente foi o fluxo de informações correndo entre o bulbo olfativo e o lobo occipital, o que nunca tinha sido visto em outra espécie.

O estudo foi feito através de exames de ressonância magnética no cérebro de 23 cães, sendo 20 sem raça definida e três beagles, com o objetivo de criar ‘mapas’ digitais em 3D.

A identificação dessas novas conexões abre caminhos para estudos mais aprofundados e até mesmo em outras espécies de mamíferos.

Fonte:https://redeglobo.globo.com/redebahia/noticia/pesquisadores-descobrem-que-caes-podem-ver-com-seus-focinhos.ghtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2022 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.

OneWeb