Pesquisa revela contaminação por fipronil e imidacloprida em rios

22 de novembro de 2020
Os pesquisadores descobriram uma contaminação generalizada dos rios ingleses com dois pesticidas comumente usados ​​em produtos veterinários contra pulgas.

O fipronil ou seus metabólitos foram encontrados em 98% das amostras de água doce, com concentração média excedendo os limites crônicos de segurança cinco vezes.

O neonicotinóide imidaclopride foi encontrado em 66% das amostras, com limites de toxicidade crônica para o último excedido em 7 de 20 locais testados.

Detalhes completos do estudo foram publicados em um artigo na Science of the Total Environment.
Banido na agricultura
Os produtos químicos são proibidos para uso agrícola por causa de seus efeitos ambientais adversos.

Vet Rosemary Perkins, uma estudante de doutorado na Universidade de Sussex; e Dave Goulson, professor de biologia da universidade, examinou 3.861 amostras de água coletadas pela Agência Ambiental em 20 rios ingleses de 2016-18.

A pesquisa foi financiada pelo VMD, que lista 66 produtos veterinários licenciados contendo fipronil no Reino Unido e 21 contendo imidaclopride, isoladamente ou em combinação. Os produtos incluem soluções spot-on, sprays e colares e são uma mistura de produtos POM-V ou de venda livre / online.

'Relativo'
O Dr. Perkins disse: “O fipronil é um dos produtos contra pulgas mais comumente usados ​​e estudos recentes mostraram que ele se degrada em compostos que são mais persistentes no meio ambiente e mais tóxicos para a maioria dos insetos do que o próprio fipronil.

"Nossos resultados, mostrando que o fipronil e seus produtos tóxicos de degradação estão presentes em quase todas as amostras de água doce testadas, são extremamente preocupantes."

O professor Goulson disse: “O fipronil e o imidaclopride são altamente tóxicos para todos os insetos e outros invertebrados aquáticos. Estudos mostraram que ambos os pesticidas estão associados a declínios na abundância de comunidades de invertebrados aquáticos.

"A descoberta de que nossos rios estão rotineira e cronicamente contaminados com esses dois produtos químicos - e misturas de seus produtos tóxicos de decomposição - é profundamente preocupante."

Medidas
O artigo, que também apresenta Wayne Civil na Agência Ambiental e o veterinário Martin Whitehead como co-autores, identifica medidas para minimizar ou prevenir danos ambientais causados ​​por pulgas de estimação e / ou carrapatos no futuro.

Ele também observa que os níveis mais altos de poluição foram encontrados imediatamente a jusante das obras de tratamento de águas residuais, sugerindo que quantidades de pesticidas estão passando dos animais de estimação tratados para os rios através de ralos domésticos.

nulo
Fonte: https://www.vettimes.co.uk/news/research-reveals-fipronil-imidacloprid-contamination-in-rivers/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd