Pelo menos 9 gatos morreram de gripe aviária H5N1 na Polônia - Vetsapiens

Pelo menos 9 gatos morreram de gripe aviária H5N1 na Polônia

27 de junho de 2023

Pelo menos nove gatos na Polônia morreram de gripe aviária H5N1, confirmaram as autoridades locais na ultima segunda-feira, enquanto continuam investigando um conjunto incomum de doenças que afetam dezenas de gatos em todo o país.

Das 11 amostras testadas até agora, 9 deram positivo para a gripe aviária H5N1, de acordo com um comunicado da Inspeção Geral Veterinária. Os gatos viviam em Poznań, Lublin e na área de Tri-City – todos em diferentes partes do país.

“Mais testes detalhados do material genético dos vírus estão em andamento”, disse a agência. “Testes preliminares descartam o vírus influenza, que causou doenças em gaivotas nas últimas semanas.”

Uma reunião epizoótica foi realizada na segunda-feira para discutir um plano de ação.

“Estamos trabalhando para estabelecer um protocolo de monitoramento da doença em gatos, a fim de coletar dados mais detalhados sobre seu curso e ocorrência”, disse a agência. “A fonte de infecção ainda não foi identificada.”

Para limitar o risco de infecção, o veterinário-chefe da Polônia disse aos proprietários para manter os gatos dentro de casa, evitar o contato com animais selvagens, incluindo pássaros, e alimentá-los apenas com alimentos de fontes conhecidas.

As preocupações foram levantadas pela primeira vez em 18 de junho, quando um veterinário no oeste da Polônia relatou a morte de um gato que sofria de sintomas neurológicos e respiratórios. Desde então, dezenas de casos semelhantes foram relatados em todo o país.

Pelo menos 70 casos suspeitos foram identificados em todo o país, segundo dados divulgados na semana passada. Em Gdańsk, que faz parte da área de Tri-City, as autoridades relataram pelo menos 28 casos de doenças incomuns, incluindo 25 mortes.

Embora alguns gatos em outros países tenham testado positivo para H5N1, o surto na Polônia parece ser  atípico devido ao número de gatos afetados. Ainda não se sabe se algum caso foi resultado da transmissão de gato para gato.

Em dezembro, um gato que vivia perto de uma fazenda de patos no sul da França foi sacrificado depois de ficar gravemente doente com a gripe aviária H5N1. Esta foi a primeira vez que um gato foi infectado com a nova cepa do H5N1, que surgiu no final de 2021 e se espalhou pelo mundo. Desde então, pelo menos 6 gatos nos EUA também morreram de H5N1.

A disseminação global do do H5N1 – e a recente disseminação para um número crescente de mamíferos – levantou preocupações sobre a possibilidade de uma variante futura que poderia levar à transmissão entre humanos. Até agora, apenas alguns casos humanos foram encontrados após contato com aves infectadas.

“A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, inclusive em humanos”, disse a Dra. Sylvie Briand, funcionária da OMS, em 24 de fevereiro. O risco desse vírus  pede maior vigilância de todos os países.”

Fonte: https://bnonews.com/index.php/2023/06/at-least-9-cats-in-poland-die-of-h5n1-bird-flu/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.