Parque da Bica encerra curso de férias para estudantes de medicina veterinária, ecologia, zootecnia e biologia

10 de fevereiro de 2020

Por Patrícia Cantisani – em 

O Parque da Bica concluiu, nesta sexta-feira (7), o Curso de Férias para estudantes de Medicina Veterinária, Ecologia, Zootecnia e Biologia, e áreas afins de universidades públicas e privadas de todo o Brasil. O curso teve duração de um mês e foi oferecido como forma de promover conhecimento prático e teórico sobre atendimento ambulatorial, nutrição, manejo e rotina do zoológico.

Durante o curso, os alunos foram divididos em grupos e, a cada semana, se revezaram entre os setores de nutrição, ambulatório, manejo e comportamento animal, participando também de palestras e confecção de materiais para recintagem e falcoaria, entre outros.

Segundo Thiago Nery, médico veterinário e chefe do setor de Zoológico do Parque, o curso de férias tem o objetivo de aproveitar ao máximo o tempo que os estudantes estão no Parque, visto que são alunos que, durante o período letivo, não têm essa oportunidade porque são de outras cidades e Estados, mas buscam essa vivência prática que a Bica oferece.

“Os estudantes realizam trabalhos científicos desenvolvidos dentro do Parque, que pode ser um trabalho de enriquecimento ambiental, um relato de caso, e são os mais variados possíveis, para manter o nível de qualidade científica também na área do Parque, que tem um tripé, não só de educação ambiental, como de conservação e também pesquisa científica”, comentou Thiago Nery.

Maria Danielle Chagas dos Santos, da cidade de Aracaju (SE), estudante do 8º período do curso de Medicina Veterinária, ressalta que participar de um curso de férias com duração de um mês é uma experiência muito enriquecedora e importante por dar a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, visto que pôde acompanhar o dia a dia de diversos setores, como o de nutrição e do ambulatório.

“Eu achei os setores bem organizados, os profissionais bem capacitados e que orientam muito bem os estudantes. O que mais chamou minha atenção foi o ambulatório porque a gente consegue ter na prática a parte clínica, de protocolo terapêutico e de reabilitação de animais, e realizar pequenos procedimentos, como coleta de sangue, o que é muito importante porque na faculdade a gente tem a parte teórica, mas não tem tanto a prática. Principalmente para quem gosta de animais silvestres essa vivência é muito importante, aqui a gente consegue ver como é a realidade, realmente como funciona um zoológico e é muito importante para a conservação dos animais também”, destacou a estudante.

De acordo com o chefe do setor de Zoológico, quando a procura pelo curso é grande, pode ser aberta uma nova turma no período de férias do meio do ano. Ele fica bastante feliz e orgulhoso com o resultado final da turma atual, como também de ter as comunidades científicas acreditando e confiando os alunos à instituição.

“Esperamos que todos que participaram desta turma tenham gostado e deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que se empenharam durante esse período de férias, onde poderiam estar aproveitando a praia, passeando, mas estão aqui, aprendendo e estudando”, afirmou ele.

O Parque da Bica está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n-Róger, aberto das 8h às 17h (entrada até 16h). Mais informações pelos telefones 3218-9710 (Geral), 3218-5164 (Zoo).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/parque-da-bica-encerra-curso-de-ferias-para-estudantes-de-medicina-veterinaria-ecologia-zootecnia-e-biologia/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami