O tema do Dia Mundial da Raiva deste ano é: “Raiva: Fatos e não Medo”

24 de setembro de 2021

Por que esse tema?

A pandemia global COVID-19 levantou muitas dúvidas e equívocos sobre doenças, sua propagação e sobre a vacinação em geral. Por causa disso, tem havido hesitação sobre o uso de algumas vacinas contra COVID-19 em muitos países e muitas pessoas têm medo de ser vacinadas. Para a raiva, isso não é novidade, já que medos, equívocos e desinformação sobre a doença e sua prevenção datam de centenas de anos. Por esse motivo, o tema deste ano está focado em compartilhar fatos sobre a Raiva, que ajudarão a não espalhar o medo sobre a doença, que  conta com desinformação e mitos.

Fatos: Fatos são essenciais para aumentar a conscientização sobre as doenças, prevenir casos de raiva, vacinar a população animal e educar as pessoas sobre os perigos da raiva e como evitá-la. Sem fatos, não teríamos dados para os tomadores de decisão informá-los sobre a gravidade da doença. Não seríamos capazes de advogar pela sua eliminação e o fardo da doença permaneceria desconhecido, resultando na continuação da morte de dezenas de milhares de pessoas e animais de raiva a cada ano. Vamos usar os fatos para aumentar a conscientização e educar outras pessoas sobre a raiva – uma doença 99% fatal, mas 100% evitável.

Medo: a palavra “medo” tem três significados no tema deste ano. Em primeiro lugar, está relacionado com o medo geral causado pela raiva, o medo que as pessoas experimentam ao encontrar animais raivosos e o medo com que as pessoas vivem em comunidades endêmicas para a raiva. O segundo significado está diretamente relacionado ao sintoma de medo que as pessoas podem sentir quando infectadas com raiva. Por último, o medo está relacionado ao medo causado por “notícias falsas” ou mitos sobre a raiva – fazendo com que as pessoas tenham medo da vacinação, fazendo com que as pessoas tenham medo de ter seus animais esterilizados ou vacinados, e fazendo as pessoas acreditarem em tratamentos ineficazes para a doença.

Vamos trabalhar juntos para divulgar os fatos, e não o medo, neste Dia Mundial da Raiva!

O que posso fazer para me envolver?
O tema deste ano foi elaborado para que você possa participar de várias maneiras diferentes, tornando o Dia Mundial da Raiva um dia do qual todos podem participar.

Aqui estão algumas idéias e sugestões para você considerar ao planejar o seu evento para o Dia Mundial da Raiva:

Aprenda os fatos, não tenha medo: eduque-se e compartilhe seu conhecimento com outras pessoas. Você pode se tornar um educador certificado em raiva com o Certificado de Educador em Raiva ou fazer um curso específico para uma profissão.

Use fatos, não tema: todos nós podemos contribuir para a coleta de evidências para que os esforços de eliminação da Raiva possam ser baseados em fatos e conhecimentos científicos. Use as informações que você aprendeu em nossos cursos certificados (online) para difundir melhores iniciativas de controle da raiva em sua comunidade, seja para solicitar vacinação em massa de cães ou para defender o controle humanitário da população de cães em vez da matança ineficaz de cães.

Divulgue os fatos, não tema: Envolva-se compartilhando fatos precisos sobre a Raiva, enquanto elimina mitos, dúvidas e equívocos – você pode fazer isso com mensagens nas redes sociais ou palestras de conscientização em sua comunidade.

Registre seu evento do Dia Mundial da Raiva agora para se envolver!

Baixe nossos recursos do Dia Mundial da Raiva para ajudá-lo a começar.

O que é o Dia Mundial da Raiva?
O Dia Mundial da Raiva foi criado para aumentar a conscientização e contribuir na eliminação da Raiva globalmente e é projetado para unir todas as pessoas, organizações e partes interessadas no combate  a Raiva.

O Dia Mundial da Raiva é realizado todos os anos no dia  28 de setembro. Esta data foi escolhida por ser o aniversário da morte de Louis Pasteur – a primeira pessoa a criar com sucesso uma vacina contra a raiva.

A colaboração de todos é crítica para o sucesso e todos são incentivados a participar. A única maneira de eliminar a raiva e acabar com o sofrimento desnecessário de pessoas e animais é trabalhando juntos e nos unindo em direção a um objetivo comum – o objetivo do “Zero até 30”.

Notícia veiculada na pagina da GARC  (Global Alliance for Rabies Control)

Acesse a matéria na integra, através deste link:

https://rabiesalliance.org/news/world-rabies-day-2021-theme  

 

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd