Norovírus humano em cães

24 de dezembro de 2020
Noticia-cada ano na vida

J. Scott Weese, DVM, DVSc, DACVIM, Ontario Veterinary College, Ontario, Canada

ZOONOSES & PUBLIC HEALTH CONCERNS

O norovírus é uma causa comum de doença gastrointestinal aguda em humanos. Numerosas cepas de norovírus foram identificadas e tendem a infectar diferentes espécies de hospedeiros. As cepas de norovírus canino foram identificadas com relevância clínica incerta1-4; no entanto, cepas humanas também podem ser encontradas em cães, levantando preocupações zoonóticas e de risco à saúde animal.5-7

Durante uma investigação sobre um surto de gastroenterite aguda em um canil, 2 crianças que moravam em uma residência localizada nas instalações do canil desenvolveram doença gastrointestinal e foram hospitalizadas. As crianças foram diagnosticadas com infecção por norovírus e se recuperaram sem intercorrências; no entanto, durante um período que começou 9 dias depois que as crianças ficaram doentes, 2 mães que foram trazidas do canil para dentro de casa desenvolveram doença gastrointestinal, assim como 5 de 6 cachorros de uma das mães. O norovírus foi detectado nas fezes de todos os cães doentes. O sequenciamento de todo o genoma de amostras de 2 cães e 2 crianças foi realizado. Os vírus humanos e caninos eram virtualmente idênticos e identificados como o genótipo GII-4 associado a humanos.

... PARA SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1
O norovírus humano é um enteropatógeno potencial, mas provavelmente raro, em cães.
2
Humanos com infecção por norovírus devem seguir boas práticas de controle de infecção para prevenir a transmissão para humanos e animais.
3
O risco representado por cães pertencentes a humanos com norovírus é desconhecido, uma vez que a prevalência de disseminação de norovírus em cães pertencentes a humanos infectados não foi investigada de forma adequada. Como os cães infectados podem liberar o norovírus humano por ≥1 semanas, boas práticas de higiene, especialmente a higiene das mãos e o manejo fecal adequado, devem ser enfatizadas em cães com diarreia e cães que tiveram contato com humanos com infecção por norovírus.
Fonte: Human Norovirus in Dogs | Clinician's Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd