Ministério Público recomenda a captura de cães abandonados em Guaxupé

12 de fevereiro de 2021

De acordo com o apurado, a solicitação ministerial foi consequência das seguidas reclamações de pessoas atacadas por cães de rua e outras apiedadas por conta de maus tratos

O Ministério Público de Guaxupé recomendou, nesta semana, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inicie a captura técnica e cuidadosa de cães abandonados pela cidade. Conforme apurado junto à reportagem do JOGO SÉRIO, a solicitação foi consequência de seguidas reclamações feitas à Promotoria Pública, por conta de cães de rua que atacam pessoas em pontos distintos da cidade. Isto, sem falar nas situações de maus-tratos, ocasionadas em função do abandono dos bichos de estimação.
De acordo com a instrução ministerial, a coleta de cachorros agressivos e vítimas de abandono deve ocorrer o mais breve possível. Além de proteger os cidadãos dos ataques caninos, o MP também quer evitar que os próprios animais sofram maus tratos. Sendo assim, a Prefeitura foi orientada a viabilizar uma estrutura própria ou terceirizada para acolher os animais resgatados.

Adoção
No pedido, o Ministério Público prevê, ainda, o serviço de adoção dos cães retirados das ruas. Neste sentido, o animal terá de ser submetido a processos de recuperação de sua saúde, adestramento para que se torne mais dócil e, a partir daí, ser destinado a pessoas que se responsabilizem, mediante termos de compromisso, a cuidar adequadamente dos bichinhos obtidos.

Sem sacrifício
Expressamente frisado, a Promotoria enfatizou também a proibição do extermínio de animais, o que, equivocadamente, ocorre em determinados locais (que não é o caso de Guaxupé) para nível de controle populacional. – Ainda em tom educacional, o Município deverá realizar campanhas de conscientização junto à comunidade, relativamente para a guarda responsável de animais de estimação; a importância da vacinação, vermifugação, castração, entre outros cuidados necessários.

Fonte: Jornal Jogo Sério – Ministério Público recomenda a captura de cães abandonados em Guaxupé (jornaljogoserio.com.br)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd