Metadona Versus Buprenorfina para analgesia em gatos submetidos à OSH - Vetsapiens

Metadona Versus Buprenorfina para analgesia em gatos submetidos à OSH

7 de janeiro de 2021

Tamara Grubb, DVM, PhD, DACVAA, Universidade do Estado de Washington

ANESTESIOLOGIA E GESTÃO DA DOR

Espera-se que a metadona, um agonista de μ receptores de opioides completos, forneça analgesia mais profunda em comparação com a buprenorfina, um agonista μ-receptor parcial de opioides.1 No entanto, isso tem sido difícil de provar, especialmente em gatos, uma espécie conhecida por esconder a dor.2

Neste estudo clínico* de gatos submetidos à ovariohysterectomia (OHE), os autores utilizaram um protocolo multimodal de buprenorfina com medetomidina, cetamina e diazepam combinados e administrados IM (ie, protocolo QUAD) ou o mesmo protocolo usando metadona em vez de buprenorfina. A administração da meloxicam foi reservada até o término da cirurgia e das avaliações de dor. Sessenta gatos foram incluídos em cada grupo, e foram utilizados múltiplos métodos para avaliar tanto a dor quanto a sedação.

Verificou-se que os gatos que receberam metadona apresentaram menor pontuação de dor do que os gatos que receberam buprenorfina, com uma maior porcentagem de gatos no grupo buprenorfina que necessitam de analgesia de resgate. Essa diferença nos escores de dor foi identificada com um sistema de pontuação de dor (ou seja, a Escala de Dor de Medida Composta de Glasgow), mas não com avaliações de dor usando a escala analógica visual interativa dinâmica e testes de limiar nociceptivo mecânico. Hiperalgesia, medida por testes de limiar nociceptivos mecânicos, desenvolvida em cada gato; esta é uma sequela comum de lesão tecidual e é mediada, em grande parte, por inflamação.


… AOS SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1

Embora comumente referido como uma cirurgia de rotina, o OHE não é rotina para o paciente e pode ser doloroso.

2

Neste estudo, apesar de um robusto protocolo de analgesia multimodal, um número significativo de gatos precisava de analgesia de resgate em recuperação. Um sistema validado de pontuação de dor deve ser usado para avaliar o nível de dor de todos os pacientes pós-cirúrgicos, incluindo aqueles submetidos a OHE.

3

A Escala de Dor da Medida Composta de Glasgow é validada para indicar dor em gatos, permite a redução da variabilidade do assessor usando comportamentos definidos ponderados pela gravidade e fornece diretrizes de intervenção (ver Leitura Sugerida).3,4 A escala é fácil de implementar e deve ser fortemente considerada como uma ferramenta essencial para a avaliação da dor em gatos.

4

Metadona é um analgésico mais potente para dor de OHE do que buprenorfina. Embora a metadona seja cara nos Estados Unidos, é improvável que as doses felinas sejam proibitivas, e o investimento no pré-operatório pode ajudar a diminuir os custos diminuindo a necessidade de analgesia de resgate e outras administrações de medicamentos.

5

Embora a hiperalgesia tenha ocorrido neste estudo apesar de um protocolo robusto, a administração de NSAIDs no início do processo de dor, conforme apropriado para o paciente, pode ajudar a diminuir a ocorrência de hiperalgesia.

Leitura sugerida:

Shah M, Yates D, Hunt J, Murrell J. Comparison between methadone and buprenorphine within the QUAD protocol for perioperative analgesia in cats undergoing ovariohysterectomy. J Feline Med Surg. 2019;21(8):723-731.

Fonte: Methadone Versus Buprenorphine for Ovariohysterectomy Analgesia in Cats | Clinician’s Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.