Mais do que truques, cães conseguem acessar memórias e refletir sobre o que aprenderam, mostra pesquisa
Não é só “sentar”, “dar a patinha” e “rolar”: cães são capazes de aplicar aprendizados em situações novas e até formar conceitos abstratos, revela estudo de universidade americana
Por Redação, do Um Só Planeta
Os cães são capazes de aprender a instrução “faça isso de novo” e podem acessar com flexibilidade as memórias de suas próprias ações recentes – habilidades cognitivas que eles não possuíam, de acordo com os resultados de um estudo recente da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos.
“Descobrimos que os cães podem ser treinados para repetir ações específicas na hora e, em seguida, pegar o que aprenderam e aplicá-lo a ações que nunca foram solicitadas a repetir”, disse a pesquisadora Allison Scagel à Science X. “Nossas descobertas mostraram que eles foram capazes de aplicar o conceito de repetição a novas situações. De forma mais geral, encontramos evidências de que os cães são capazes de formar conceitos abstratos.”
Historicamente, tem havido uma noção de que a consciência de experiências pessoais passadas é domínio exclusivo dos humanos, mas pesquisas recentes não apoiam essa conclusão, de acordo com Scagel: “Nosso estudo mostra que os cães são capazes de conceituação, colocando-os em uma categoria em expansão de outros animais que inclui golfinhos e chimpanzés”, afirma ela.
A pesquisadora explica que as descobertas, publicadas no Journal of Comparative Psychology, apresentam novas possibilidades flexíveis de treinamento para cães.
“Os cães podem fazer mais do que aprender a relação entre a deixa de uma pessoa e qual truque específico eles devem realizar”, diz ela. “Eles podem entender o conceito de repetição: tudo o que você acabou de fazer, faça isso de novo. Isso pode se aplicar a qualquer coisa que eles façam”, garante.
Para esse estudo, os pesquisadores analisaram as memórias dos cães de suas próprias ações realizadas recentemente para determinar se eles poderiam voluntariamente pensar no que estavam fazendo e reproduzir essas ações. Três cães participaram: Todd, um chihuahua macho e duas golden retrievers.
O treinamento tradicional de cães é sugestão e resposta. Quando os cães ouvem ou veem uma sugestão treinada, eles respondem com um comportamento associado a essa sugestão. Para uma linha de base, os pesquisadores começaram a treinar os cães dessa maneira, com dicas simples como girar em círculo, deitar ou andar em torno de um objeto
Os cães então aprenderam uma dica de repetição separada (a palavra “novamente” acompanhada por um gesto com a mão), que os instruiu a reproduzir a ação que haviam acabado de completar. Para avaliar se os cães realmente aprenderam um conceito geral de repetição de ações recentes, eles foram solicitados a repetir novas ações que nunca haviam sido solicitados a repetir antes. Apesar de nunca terem sido treinados para repetir essas ações, os cães passaram no teste.
“Este é um passo importante para uma maior compreensão de como outras espécies formam conceitos abstratos”, diz Scagel. “E estamos aprendendo que os humanos não são tão cognitivamente únicos, afinal.”