Para ampliar o atendimento gratuito a pets de tutores com situação econômica vulnerável, o Hovet, hospital-escola veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, acaba de lançar o programa Amigo do Hovet. Trata-se de uma plataforma que permite que pessoas físicas e jurídicas possam doar a partir de R$ 20 reais, que permitirão atender um maior número de pessoas. Os recursos serão arrecadados pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e repassados ao Hovet, e ainda poderão ser utilizados também em campanhas sobre saúde animal e expansão de áreas já existentes.
“A manutenção da infraestrutura e de insumos do hospital é realizada, em grande parte, por meio de renda industrial, ou seja, do que é arrecadado com a prestação de serviços ao público”, explica o professor André Luis do Valle De Zoppa, diretor do Hovet.
Na plataforma, será possível acompanhar os valores doados, onde e como os recursos serão utilizados e conhecer os doadores que permitirem a divulgação de seus nomes. Ao escolher o valor, o doador será direcionado para a plataforma gerida pela Fusp. A ação integra as comemorações de 40 anos do Hovet, saiba como doar neste link.
A prestação de serviço gratuito está sendo realizada por meio do convênio entre a USP e a Prefeitura de São Paulo, através do Hospital Público Veterinário Unidade Oeste e é restrita aos moradores da cidade de São Paulo. Mas, moradores de cidades próximas também procuram pelos serviços do Hovet e muitas vezes não têm condições de pagar pelo atendimento. Além disso, alguns tutores não dão continuidade ao atendimento, devido à falta de condições para arcar com os custos. “O que nos motivou a criação do programa foi a possibilidade de estender a gratuidade a esses públicos”, explica Zoppa.
40 anos do Hovet
O Hovet completou quatro décadas em 2021, mas o isolamento social devido à pandemia de covid-19 dificultou a celebração, e por isso as comemorações vêm acontecendo durante todo este ano. Como marco de seus 40 anos, a atual diretoria, formada pelo diretor André Luís do Valle De Zoppa e pelo vice-diretor Márcio Antonio Brunetto, tem implementado ações que buscam aperfeiçoar a gestão e ampliar os atendimentos. O ponto de partida foi a contratação da consultoria Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para o desenvolvimento do projeto de revisão da gestão hospitalar, que vai permitir a reorganização do trabalho para novos passos.
Entre as ações comemorativas, um destaque é o site Hovet 40 anos +, uma plataforma que pretende contar a história construída por docentes, funcionários, médicos-veterinários, residentes, graduandos, pós-graduandos e proprietários que passaram pelo hospital. O objetivo é disponibilizar os fatos conhecidos e documentados na publicação comemorativa do Centenário da FMVZ, reunir depoimentos de personagens e suas contribuições na trajetória do Hovet, além de registrar os fatos de relevância histórica.
Desde sua criação em 1981, o Hovet tem atendido a comunidade externa com um corpo técnico de excelência e com uma estrutura física que vem se adaptando para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento e a formação de profissionais da área de Medicina Veterinária. São 40 anos de atuação em ensino, pesquisa e extensão universitária, contando com serviços dos departamentos da faculdade que contribuem para a formação profissional, em produções científicas e no desenvolvimento de disciplinas de graduação e de pós-graduação.
“Muitos desafios, barreiras e dificuldades foram superados nestes anos, graças a todos que contribuíram, de alguma forma, para o crescimento e desenvolvimento do hospital. Que venham mais quarenta, oitenta anos; com novos desafios e superações, mas sempre mantendo a consciência de nossa responsabilidade perante à comunidade e o foco em nossa missão-visão-valores”, comemora o diretor, destacando o atendimento de excelência à comunidade e a formação de profissionais que possam contribuir para o crescimento da Medicina Veterinária.
Minha História e o Hovet
O site comemorativo Hovet 40 anos +, que está sendo abastecido ao longo do ano, lançou a campanha Minha História e o Hovet, que pretende recolher depoimentos em áudio, vídeo ou texto, para que a comunidade deixe registrada a importância do Hovet em suas vidas pessoal e profissional. A ideia também é homenagear os profissionais do hospital que contribuem para que o trabalho produzido seja reconhecido por todos os públicos.
A área de depoimentos será composta de relatos em vídeo dos personagens da história do Hovet, começando pelos ex-diretores. Em outra área, uma linha do tempo destaca os principais acontecimentos referentes ao hospital e que foram descritos nas publicações comemorativas dos 100 anos da faculdade. O site também possui uma galeria de imagens, formada por fotos encaminhadas por funcionários e docentes, além de imagens que fazem parte do acervo histórico da Biblioteca Virginie Buff D’Ápice e das publicações do Centenário da FMVZ.
Dessa forma, o site passa a ser um arquivo dinâmico dos registros dos acontecimentos que podem contribuir para a criação de narrativas em diferentes épocas, podendo ser explorado em datas comemorativas e em publicações históricas. Quem puder contribuir para que o site amplie e melhore as informações e os registros históricos, deve encaminhar os materiais e/ou sugestões para a Assistência de Comunicação, pelo e-mail [email protected].
Para Zoppa, a criação do site Hovet 40 anos + é um marco na história do hospital. “Não pelo fato de ser um site comemorativo de sua criação, mas por ser uma possibilidade de manutenção e construção contínua da nossa história junto do Hovet”, afirma, convidando a todos para que registrem parte da sua história junto ao “nosso querido Hovet”.
Saiba como doar neste link. Para acessar o site comemorativo, acesse http://hovet.fmvz.usp.br/40anos. Mais informações sobre o programa: [email protected].
Com informações da Assessoria de Imprensa da FMVZ