História do Dia Mundial da Veterinária

25 de abril de 2020

O Dia Mundial da Veterinária

A cada ano, a Associação Veterinária Mundial (WVA) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) escolhem um tópico para promover e educar sobre o importante papel dos veterinários no assunto.

“Proteção ambiental para melhorar a saúde animal e humana” é o tema de 2020.

A terra nos dá tudo o que precisamos para viver. É o nosso lar e o lar de inúmeras espécies. Nossa responsabilidade é cuidar do nosso ambiente.

O tema 2020 comemora a participação de profissionais veterinários no apoio à sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

 

História do Dia Mundial da Veterinária

Em 1863, o professor John Gamgee, da Faculdade de Veterinária de Edimburgo, convidou veterinários da Europa para participar de uma reunião que mais tarde ficou conhecida como o primeiro Congresso Internacional de Veterinária. O encontro foi sobre doenças epizoóticas e uma discussão sobre possíveis medidas preventivas. Este congresso tornou-se um Congresso Mundial de Veterinária. Em 1906, no 8º Congresso Veterinário Mundial, os membros formaram o Comitê Permanente, cujo objetivo era servir de elo organizacional entre os congressos.

Então, no 15º Congresso de Estocolmo, o Comitê Permanente e os membros perceberam a necessidade de uma organização e constituição internacional. Assim, no próximo Congresso de 1959, realizado em Madri, foi estabelecida a Associação Veterinária Mundial. A missão da Associação Veterinária Mundial é focar na saúde e bem-estar dos animais, bem como no meio ambiente e na saúde pública. Atualmente, a Associação Veterinária Mundial colaborou com outras organizações de destaque, como OIE, OMS e FAO.

A Associação Veterinária Mundial possui membros de mais de setenta nações e possui associações veterinárias nacionais de todo o mundo. Uma nova constituição foi bem-vinda em 1997 e a organização foi reestruturada. Cada associação veterinária que é membro da Associação Veterinária Mundial paga taxas de associação.

Em 2001, a Associação Veterinária Mundial estabeleceu que haverá um Dia Mundial Veterinário comemorado no último sábado de abril. O objetivo do Dia Mundial da Veterinária é promover a profissão veterinária e trabalhar na melhoria do bem-estar animal e humano, meio ambiente, segurança alimentar e práticas de transporte e quarentena de animais. A cada ano, há um tema diferente para esse dia. Por exemplo, o primeiro tema da Associação Veterinária Mundial foi “Raiva”, com o objetivo de conscientizar o público sobre a vacinação e a castração de cães, além de prevenir a raiva.

A Associação Veterinária Mundial, em conjunto com a Organização Mundial de Saúde Animal, decidiu que deveria haver um Prêmio do Dia Mundial da Veterinária. Esta prática começou em 2008 e seu objetivo é recompensar a melhor contribuição para a profissão veterinária. A Associação Veterinária do Quênia foi a primeira a receber esse prêmio.

Então, em 2011, que foi o Ano Veterinário Mundial, foi celebrada a fundação da primeira escola de veterinária.

Ao longo dos anos, houve diferentes temas para comemorar o Dia Mundial da Medicina Veterinária, como raiva, resistência antimicrobiana, diversidade da profissão veterinária e conceito de saúde único. O que a maioria das pessoas faz durante esse dia é encontrar maneiras de apreciar os veterinários. Além disso, os donos de animais também consideram este dia um feriado e decidem passá-lo com seus animais de estimação.

Atualmente, é muito popular compartilhar o que você faz no Dia Mundial da Veterinária. Portanto, compartilhe os momentos com seu animal de estimação em suas mídias sociais, com as hashtags #WorldVeterinaryDay e #iloveveterinary. Além disso, você pode usar a hashtag para ver o que as outras pessoas fazem neste dia.

 

texto original em inglês: https://worldveterinaryday.com/history/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami