Gato enorme encontrado gravado no deserto entre as linhas de Nazca no Peru - Vetsapiens

Gato enorme encontrado gravado no deserto entre as linhas de Nazca no Peru

22 de outubro de 2020

Geoglifo felino de 200-100 aC emerge durante trabalho no patrimônio mundial da Unesco

Sam Jones em Madrid

 O felino A figura, vista em uma colina em Nazca, Peru, foi limpa e conservada desde sua descoberta. Fotografia: Jhony Islas / AP

As areias pardas do sul do Peru, gravadas séculos atrás com geoglifos de um colibri, um macaco, uma orca – e uma figura que alguns adorariam acreditar ser um astronauta – agora revelaram a forma de um enorme gato descansando em uma encosta deserta.

A Felina linhaNazca, datada entre 200 AC e 100 AC, surgiu durante os trabalhos para melhorar o acesso a uma das colinas que fornece um ponto de vista natural de onde muitos dos desenhos podem ser vistos.

Patrimônio mundial da Unesco desde 1994, as Linhas de Nazca, compostas por centenas de imagens geométricas e zoomórficas, foram criadas removendo rochas e terra para revelar os materiais contrastantes abaixo. Eles ficam a 250 milhas (400 km) ao sul de Lima e cobrem cerca de 450 km2 (175 milhas quadradas) da árida planície costeira do Peru.

 Arqueólogos realizam trabalhos de manutenção no local. Fotografia: Jhony Islas / AP

“A figura mal era visível e estava prestes a desaparecer porque está situada em uma encosta bastante íngreme que está sujeita aos efeitos da erosão natural”, disse o Ministério da Cultura do Peru em um comunicado esta semana.

“Na semana passada, o geoglifo foi limpo e conservado e mostra uma figura felina de perfil, com a cabeça voltada para a frente.” Dizia que o gato tinha 37 metros de comprimento, com linhas bem definidas que variavam de largura entre 30cm e 40cm.

Arranhando a superfície: drones lançam uma nova luz sobre o mistério das Linhas de Nazca

“É bastante surpreendente que ainda estejamos encontrando novos números, mas também sabemos que há mais para descobrir”, disse Johny Isla, arqueólogo-chefe do Peru para as linhas, à agência de notícias espanhola Efe.

“Nos últimos anos, o uso de drones nos permitiu tirar imagens de encostas.”

Isla disse que entre 80 e 100 novas figuras surgiram nos últimos anos nos vales de Nazca e Palpa, todas anteriores à cultura de Nazca (AD200-700). “Eles são menores em tamanho, desenhados nas encostas e claramente pertencem a uma tradição anterior.”

O arqueólogo disse que o gato foi desenhado durante o final da era Paracas, que durou de 500 aC a 200 DC. “Sabemos disso comparando iconografias”, disse Isla. “Os tecidos de Paracas, por exemplo, mostram pássaros, gatos e pessoas que são facilmente comparáveis ​​a esses geoglifos.”

Fonte:https://www.theguardian.com/world/2020/oct/18/huge-cat-found-etched-desert-nazca-lines-peru?utm_source=Nature+Briefing&utm_campaign=b681b9d69d-briefing-dy-20201019&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-b681b9d69d-45115734

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.