Gato de raça Ussuri: conheça o felino que pode sumir em alguns anos

31 de dezembro de 2020

Fatores como uma falta de plano de produção e cruzamento com gatos domésticos podem trazer a extinção da raça.

Gato de Ussuri parece o gato vira-latas comum, mas apresenta algumas características únicas. Mesmo na Rússia, país de sua origem, essa raça é bem rara e apenas poucos tutores a criam. O cruzamento com gatos domésticos pode fazer com que o Gato de Ussuri como é conhecido hoje suma.

A origem do Gato de Ussuri

Um padrão da raça foi publicado no início da década de 1990. Dessa forma, o desenvolvimento deste felino ainda é um mistério, embora a teoria mais aceita é que ele seja nativo da região de Amur, na Rússia. Portanto, ele seria um cruzamento entre os gatos selvagens, conhecidos como gatos da floresta de Amur e os gatos domésticos, o que acabou gerando uma nova raça.

Ao longo dos anos, o Gato de Ussuri tem sido observado na Rússia e em países vizinhos, mas está cada vez mais raro. Seu cruzamento com gatos domésticos, problemas relacionados a endogamia (cruza entre parentes), e a falta de um programa de reprodução podem extinguir a raça.

As características do Gato de Ussuri

Gato de Ussuri | créditos da imagem HTGetrid

O cruzamento com os gatos da floresta de Amur, uma subespécie do gato leopardo asiático proporcionou ao Gato de Ussuri características únicas. A principal delas é a pelagem curta e brilhante, bem como mais uma camada de pelo devido às baixas temperaturas de seu habitat natural.

Por conta de sua raridade, ainda se sabe pouco sobre o Ussuri em termos de estatura ou aparência. Basicamente, é possível dizer que ele tem, por exemplo, características semelhantes as do gato de bengala. Contudo apresenta uma constituição atlética.

Ademais, esse felino pode pesar entre 4 e 6 quilos, possui as pernas longas e um “casaco macio”. O Ussuri é uma raça pequena se comparado a outras raças selvagens, porém possui uma estrutura corporal e muscular rígida e orelhas parecidas com a do lince. Sua pelagem pode ser das cores creme, branco, preto, cinza, fulvo. Ele possui cauda anelada e várias marcações em forma de anéis na pelagem de cor bronze, além de listras ou manchas mescladas.

Comportamento da raça

O Ussuri tem uma afinidade natural com a água. | crédito da imagem: Mos.ru

O Ussuri tem uma afinidade natural com a água, diferente da maioria das raças de gatos. Essa habilidade se desenvolveu ao longo dos anos, visto que a raça precisou nadar nos rios para caçar e fugir de predadores.

Os domesticados apresentam um comportamento semelhante ao de várias raças. Dessa forma, podem ser companhias constantes de seus tutores. Porém, é preciso dar atenção a esse bichano. Criadores da raça afirmam que eles não gostam de passar longos períodos sozinhos.

Esse felino é muito inteligente e pode aprender alguns truques, além de nadar. Dessa forma, é bem ativo e precisa de brincadeiras interativas. Se dá bem com crianças e outros animais, se for apresentado gradualmente.

Por seu instinto de herança selvagem, o Gato de Ussuri vai, por exemplo, caçar o que puder. Portanto, ele vai presentear seus donos com algum ratinho ou pássaro que estiver em seu território. Apesar disso, são perfeitamente capazes de formar laços fortes com seus tutores e podem até proteger algum membro da família se for preciso.

Fonte: Gato de raça Ussuri: conheça o felino que pode sumir em alguns anos (folhago.com.br)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd