Gato de raça Chartreux: entenda porque esse felino é comparado a um cachorro

8 de dezembro de 2020

Conheça a história, personalidade e cuidados necessários para se ter um gato com essa raça.

Ele tem um sorriso cativante e chega a ser chamado de gato-cão devido a sua personalidade sociável. O gato de raça Chartreux é muito querido pelos apaixonados por felinos. Essa paixão é fácil de entender, pois o Chartreux é dócil, amável e ama brincar. Assim, conheça  a história, personalidade e cuidados necessários para se ter um gato com essa raça.
Dessa forma, se você pretende adquirir um felino dessa raça, conheça neste artigo as peculiaridades desse animal. Saiba que o Chartreux se diverte muito com as brincadeiras com seus tutores. Assim, ele acaba sendo constantemente comparado aos cães.

A origem dessa raça está ligada a uma lenda. Os antepassados do Chartreux teriam chegado à França através de cavaleiros vindos da antiga Síria, quando regressavam das cruzadas. A menção dessa raça data de 1558, em um poema do poeta francês Joachin du Bellay.

Outras teorias afirmam que essa raça foi criada por monges no mosteiro Le Grand Chartreux, na França. Daí teria originado o nome da raça. Ainda hoje, fora da França, o gato de raça Chartreux é raramente encontrado.

Por que o Chartreux é comparado a um cachorro

Além do sorriso enigmático que revela uma personalidade sociável, esse gato é amigável, leal e muito brincalhão. Entretanto, a comparação com um cachorro vem pelo fato dessa raça unir a sociabilidade de um cão e a independência de um felino.

Além de se divertirem com brinquedos, esses gatos gostam mesmo é de interagir com os humanos. Além disso, essa raça convive muito bem com outros animais de estimação e com crianças.

Personalidade

Além de todas as características ditas anteriormente, o gato de raça Chartreux é pacato e calmo. É extremamente inteligente e possui um instinto caçador. É considerado o gato menos falador entre todas as raças. Isso porque ele quase não mia e, quando o faz, é sempre de forma suave e sutil.

A socialização, característica de destaque nessa raça, faz com que ele raramente mostre suas garras. Assim, é um felino sensível, que prefere ambientes calmos e que sente a falta do seu tutor.

Gato de raça Chartreux: entenda porque esse felino é comparado a um cachorro. Reprodução: Pixabay

Cuidados com a raça

Esse gatinho cinza costuma ser muito saudável e apresentar poucos problemas relacionados a saúde. Por outro lado, devido a uma pelagem curta e grossa, essa raça merece especial atenção para a escovação regular.

Dessa forma, o ideal é fazer a escovação pelo menos uma vez por semana, para evitar o acúmulo de pelos mortos e, consequentemente, as bolas de pelo.

A maturidade dessa raça é um pouco mais tardia em relação às demais. Isso porque o Chartreux atinge a idade adulta perto dos quatro anos. Sendo assim, a administração da ração filhote deve ser estendida por mais tempo.

É importante que o tutor mantenha o calendário de vacinação em dia e que faça visitas regulares ao veterinário.

Leia também: Será que os gatos gostam de comedouros duplos? Saiba agora

Curiosidades sobre o Chartreux

Quem tiver interesse em adquirir um exemplar da raça, deve procurar um gatil de confiança. O preço médio de um gato de raça Chartreux varia entre R$1.500 e R$3.500. Entretanto, a expectativa de vida desse felino é de 12 a 15 anos. Se bem cuidado, ele pode chegar aos 20 anos de idade.

Fonte: https://folhago.com.br/blogs-colunas/pets/gato-de-raca-chartreux/44916/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd