Gato de espécie ameaçada de extinção é fotografado em vinícola no RS

7 de novembro de 2022
Noticia- Gato palheiro

Fotógrafos avistaram gato-palheiro-pampeano ao menos três vezes em Santana do Livramento. Pesquisadores buscam entender comportamento do animal na região.

Por Gustavo Foster, g1 RS

Um gato-palheiro-pampeano, uma espécie ameaçada de extinção, foi visto em uma vinícola em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A presença do anima foi registrada por Gustavo Fonseca e Gustavo Arruda, do projeto Rastro Selvagem, no final de setemrbo. A dupla trabalha em parceria com pesquisadores do Felinos do Pampa, que monitora animais no estado.

O gato foi encontrado na Vinícola Salton. Segundo o biólogo Felipe Peters, do Felinos do Pampa, são raros os registros desses animais, normalmente ameaçados por ocorrências de atropelamento e por cachorros.

“É um registro super importante, porque a grande maioria dos registros que a gente tem do gato-palheiro é registro de bicho morto”, diz.

Os fotógrafos tiveram três avistamentos do gato, o que indica que ele reside na região. Inclusive, pode existir mais de um animal da espécie no local.

Peters acredita que “o manejo da vinícola pode ser que esteja favorecendo, indiretamente, a manutenção de uma população” do felino. Os pesquisadores buscam agora autorizações para colocar rastreadores de GPS e câmeras para entender mais do comportamento do gato.

A bióloga Marina Favarini explica que referência ao Bioma Pampa no nome da espécie destaca a presença do animal entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, com diferenças para outros gatos encontrados no restate do Brasil. Especialistas estimam que existam apenas 250 indivíduos vivos.

Fonte:https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/11/04/fotos-gato-de-especie-ameacada-de-extincao-e-fotografado-em-vinicola-no-rs.ghtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2022 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.

OneWeb