Gato bengal: tudo sobre raças de gatos

6 de janeiro de 2021

Parece um leopardo, mas é um gato Bengal. Esses bichanos cheios de manchinhas na pelagem, rabo comprido, traços finos e olhos claros são muito inteligentes e fáceis de adestrar. Os gatos Bengal são uma raça grande e atlética, mas não menos amorosa com seus donos, tornando-se um amigo fiel e de personalidade dócil. Seu tamanho e musculatura se assemelham a aparência de um gato selvagem.

A raça surge na década de 1960 desenvolvida pela geneticista Jean Sudgen Mill, com o objetivo de criar um animal dócil com aparência e a beleza dos gatos selvagens, onde um gato doméstico foi cruzado com um leopardo selvagem asiático que habita as regiões próximas ao Golfo de Bengala. O primeiro Bengal nasceu em 1963 e se chamava Kin Kin. Porém, somente em 1985 foi a raça reconhecida oficialmente pela Federação Internacional Felina.

Os Bengal são gatos extremamente ágeis e atléticos, necessitando de espaço para se exercitar, brincar e escalar, e costumam viver entre 09 e 13 anos quando mantidos dentro de casa. São gatos compridos, medindo entre 30 e 45cm, e pesando entre 3 a 9kg.

Cat on a leash with a fancy outfit.
O Bengal apresenta comportamentos reconhecidamente caninos: segue os donos pela casa, brinca de bolinhas, gosta de água e aceita coleiras (Foto Getty Images)

Curiosamente o Bengal apresenta comportamentos reconhecidamente caninos: segue os donos pela casa, brinca de bolinhas, gosta de água e aceita coleiras. Eles têm reflexos rápidos e isso pode ajudar na hora de ensinar truques, dado também que eles gostam de exibir suas habilidades. É preciso manter o seu Bengal em um ambiente seguro, cercado, pois são animais mais aventureiros por conta da herança selvagem.

Os Bengal podem desenvolver doenças como luxação da patela, consequência de má-formação, e hipoplasia cerebral, uma anormalidade congênita frequente em animais domésticos. Outro problema de saúde que ele pode ter é uma atrofia progressiva da retina, que vai causar dificuldade de visão no bichano.

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd