Efeito do Tratamento do Ligamento Cruzado Cranial na Expectativa de Vida Canina - Vetsapiens

Efeito do Tratamento do Ligamento Cruzado Cranial na Expectativa de Vida Canina

2 de fevereiro de 2021

Christian Latimer, DVM, CCRP, DACVS-SA, Carolina Veterinary Specialists, Huntersville, Carolina do Norte

A doença do ligamento cruzado craniano (CCL) é uma das condições ortopédicas mais comuns em cães e a principal causa de lameness do membro pélvico canino.

O manejo cirúrgico da doença de CCL tem se mostrado o tratamento mais eficaz para devolver a perna afetada à função e limitar a progressão da osteoartrite sufocante. Existem vários procedimentos para tratar esse transtorno, com osteotomia e técnicas extracapsulares sendo comumente utilizadas. A gestão conservadora, que pode incluir qualquer combinação de descanso, NSAIDs, fisioterapia, nutracêutica e injeções intra-articular, é uma opção alternativa.

Este estudo de coorte histórica avaliou o efeito do método de tratamento (ou seja, manejo conservador versus cirúrgico) e múltiplos fatores de risco (por exemplo, peso corporal) sobre a sobrevivência de cães com doença de CCL (n = 333). A maioria dos estudos veterinários sobre condições ortopédicas em cães concentra medidas de desfecho no grau de lameness, retorno à função e taxa de complicações; este estudo, no entanto, avaliou especificamente o efeito do tratamento sobre a expectativa de vida.

Os modelos deste estudo revelaram melhor sobrevida em cães tratados cirurgicamente em comparação com cães gerenciados de forma conservadora. Além disso, fatores que mostraram afetar negativamente a sobrevida incluíram aumento da idade, aumento do peso corporal e outras condições ortopédicas.

Alguns fatores importantes não foram contabilizados. As lágrimas meniscos ocorrem em uma grande porção de cães com doença de CCL e podem ser uma fonte de dor e lameness. Neste estudo, muitos pacientes tratados cirurgicamente provavelmente tiveram uma lesão meniscal tratada no momento da cirurgia; no entanto, a exploração conjunta raramente era realizada em cães gerenciados de forma conservadora, de modo que lesões meniscal poderiam ser consideradas um fator de confusão. Além disso, o aumento do peso corporal foi encontrado para afetar negativamente a sobrevivência, embora cães menores geralmente tendem a ter uma vida útil mais longa do que cães maiores.

Os achados sobre como a doença da CCL pode afetar a taxa de sobrevivência em cães podem ajudar os médicos a tomar decisões sobre recomendações de tratamento para esses pacientes.

… AOS SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1

A doença da CCL pode afetar a expectativa de vida em cães.

 

2

Os fatores do paciente (por exemplo, idade, peso corporal, presença de comorbidades ortopédicas e nonortopédicas) devem ser considerados ao selecionar um método de tratamento para a doença da CCL em cães.

3

O tratamento cirúrgico muitas vezes resulta no desfecho mais favorável a longo prazo para cães com doença de CCL.

Leitura sugerida:

Boge GS, Engdahl K, Bergström A, et al. Disease-related and overall survival in dogs with cranial cruciate ligament disease, a historical cohort study. Prev Vet Med. 2020;181:105057.

Fonte: Effect of Cranial Cruciate Ligament Treatment on Canine Life Expectancy | Clinician’s Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.