Edição 2024: Premiação aos profissionais destaque acontece na Sede do CRMV- SP
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP
Médicos-veterinários e zootecnistas das áreas de Educação, Pesquisa, Inspeção de Alimentos, Uma Só Saúde, e Clínica Veterinária foram homenageados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, premiou na noite do dia 11 de dezembro os profissionais que se destacaram em áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia.
Este ano, foram contempladas profissionais em cinco áreas do conhecimento, são elas: a Zootecnia com o prêmio “Luiz Alberto Fries”; a Clínica Veterinária, com o prêmio “Max Ferreira Migliano”; a Pesquisa com o prêmio “Moacyr Rossi Nilsson”; a Uma Só Saúde com o prêmio “Sebastião Timo Iaria” e a Inspeção e Tecnologia de Alimentos com o prêmio “Paschoal Mucciolo”.
Nesta edição da premiação anual, foram laureados os médicos-veterinários André Grespan, Ricardo Moreira Calil e Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, e os zootecnistas Celso da Costa Carrer e Cintia Righetti Marcondes.
O evento começou com a zootecnista, conselheira do CRMV-SP e presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento dos prêmios, Kátia de Oliveira, que falou sobre o processo de escolha dos premiados. “Este ano, procuramos valorizar a integração entre a pesquisa e seu impacto à população por considerar isso primordial para fortalecer o desenvolvimento tecnológico, com vistas à promoção do bem-estar animal, ambiental, econômico e social.”
A vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Saraiva Filippos de Toledo, declarou ser muito gratificante poder reconhecer profissionais que contribuíram tanto para a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “São profissional que sempre exerceram suas carreiras com excelência e dedicação, atuando como agentes da transformação, unindo ciência, ética e paixão no cuidado dos animais, na conservação, no zelo pela saúde pública, controle de zoonoses e segurança dos alimentos que chegam na nossa mesa, em um tempo que exige cada vez mais o foco na sustentabilidade”, afirmou.
Luiz Alberto Fries
O prêmio “Luiz Alberto Fries” foi entregue pela vice-presidente do CRMV-SP ao zootecnista destaque do ano, Celso da Costa Carrer. Graduado em Zootecnia e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele coordena o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX), um laboratório didático ligado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, focado em empreendedorismo.
Presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Carrer agradeceu aos seus familiares e lembrou do primeiro zootecnista registrado no CRMV-SP há 50 anos, José Paulo de Oliveira. “Esses 50 anos de trajetória demonstram o amadurecimento da nossa categoria. O nosso papel, junto ao médico-veterinário, é de parceiro, precisamos trabalhar juntos, um respeitando e dando espaço ao outro dentro de sua especialidade. Tenho certeza de que o agronegócio brasileiro cresceu nesses últimos 50 anos graças ao trabalho árduo e diuturno das categorias”
Max Ferreira Migliano
O segundo prêmio da noite foi entregue pelo tesoureiro do CRMV-SP, Rodrigo Soares Mainardi, e homenageou o profissional que se destacou na área de Clínica Médica Veterinária. O escolhido foi o médico-veterinário André Grespan, mestre em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador da Wildvet Clínica Veterinária, a primeira clínica dedicada exclusivamente ao atendimento de animais selvagens da América Latina.
Visivelmente emocionado, ele agradeceu amigos, professores, colegas de profissão e colaboradores da clínica, e lembrou que ouviu de alguns colegas que era maluco. “Quem diria que um sonho maluco de trabalhar com animais silvestres e exóticos me traria até aqui.”
Paschoal Mucciolo
O prêmio “Paschoal Mucciolo” foi entregue também pelo tesoureiro do CRMV-SP ao profissional que se destacou na área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos, o laureado foi o médico-veterinário Dr. Ricardo Moreira Calil. Mestre e doutor em Saúde Pública pela USP, além de professor da graduação e pós-graduação, o profissional tem 48 anos de experiência como fiscal federal agropecuário e é presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP.
Ele agradeceu em especial à direção do CRMV-SP, lembrou que conheceu todos os patronos dos prêmios e falou da importância da homenagem. “Um prêmio à experiência é um estímulo aos jovens frente desafios que a vida profissional proporciona.”
Moacyr Rossi Nilsson
O prêmio “Moacyr Rossi Nilsson”, dedicado ao profissional que se destacou na área de Pesquisa, foi entregue pela secretária-geral do Conselho, Ana Helena Pagotto Stuginski, à zootecnista Cintia Righetti Marcondes. A profissional é doutora em Ciências Biológicas pela USP, e atuou como chefe de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Pecuária Sudeste de 2021 a 2023, e permanece como pesquisadora.
Em seu discurso de agradecimento, ela relembrou as dificuldades de sua trajetória e agradeceu especialmente à sua família. “Ser pesquisador no Brasil é ser resiliente e enfrentar desafios”, afirmou.
Sebastião Timo Iaria
O último prêmio da noite, “Sebastião Timo Iaria”, também foi entregue pela secretária-geral do CRMV-SP para o destaque da área Uma Só Saúde, outrora chamado, Saúde Única. A homenageada foi a médica-veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, professora, atual representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Conselho Nacional de Saúde, e membro da Comissão Inter setorial de Vigilância em Saúde.
Em seu agradecimento, ela dividiu o prêmio com a Comissão Técnica de Saúde Pública do CRMV-SP, a qual também integra, e lembrou do médico-veterinário Carlos Augusto Donini, falecido em 2020. Adolorata também falou da integração entre a saúde humana, ambiental e animal, formando o conceito de Saúde Única. “A integração é indissociável da saúde das pessoas, animais, plantas e seres vivos. Não podemos mais pensar em trabalhar cada um na sua caixinha.”
Presenças ilustres
A cerimônia reuniu diretores e conselheiros do CRMV-SP, familiares e amigos dos laureados, além de familiares de Paschoal Mucciolo, entre eles, o filho, Raul Mucciolo, que, como o pai, também escolheu a Medicina Veterinária. Surpreso e feliz, Raul disse que o maior legado que Mucciolo deixou para a profissão foi o exemplo. “Ele sempre foi um professor e médico-veterinário impressionante, gostava daquilo que fazia e era um entusiasta da profissão.”
Também estiveram presentes o presidente do CRMV-SP das gestões de 1978 a 1984, José Cezar Panetta, e representantes das instituições responsáveis pelas indicações dos nomes dos homenageados em 2024, o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Jaboticabal, Humberto Tonhati; a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Rana Zahi Rached; a presidente da Associação Brasileira dos Animais Selvagens (Abravas), Hilari Wanderley Hidasi; e a presidente da Federação das Entidades Regionais do Estado de São Paulo, Maria Cristina Santos Reiter Timponi.
Fonte:https://crmvsp.gov.br/edicao-2024-premiacao-aos-profissionais-destaque-acontece-na-sede-do-crmv-sp/