Desinfetação para Staphylococcus pseudintermedius resistente à meticilina na Clínica - Vetsapiens

Desinfetação para Staphylococcus pseudintermedius resistente à meticilina na Clínica

17 de fevereiro de 2021

William Oldenhoff, DVM, DACVD, Madison Veterinary Specialists em Monona, Wisconsin

DERMATOLOGIA

A desinfecção ambiental completa é fundamental em clínicas veterinárias para limitar infecções nosocomiais. Staphylococcus pseudintermedius resistente à meticilina (MRSP) é de particular importância para pacientes veterinários, pois é um dos patógenos resistentes mais comumente isolados em cães e gatos, e internação e visitas frequentes à clínica têm sido identificadas como fatores de risco para infecção. Atualmente, não há sprays desinfetantes comerciais ou foggers eficazes contra o MRSP.

Este estudo investigou a atividade de 4 produtos no MRSP: um sistema de embaçamento de hidrogênio e prata, um produto de amônio quaternário, um produto de peróxido de hidrogênio acelerado, e um produto de peróxido de hidrogênio e prata. As superfícies foram inoculadas com MRSP e depois limpas por recomendação do fabricante com os produtos testados.

Para testar o sistema de embaçamento, 8 amostras inoculadas foram colocadas em vários locais em uma sala de exame da clínica. A neblina foi implantada e a sala selada para a duração recomendada. Os pesquisadores descobriram que os produtos de amônio quaternário e peróxido de hidrogênio acelerado proporcionaram redução média na contagem de CFU do MRSP de 99,97% e 99,98%, respectivamente. Observou-se redução média de 97,81% com o produto de peróxido de hidrogênio e prata e de 52,14% com o sistema de embaçamento.

 

Para colocar em prática

1

Os sprays utilizados neste estudo demonstraram atividade superior em comparação com o sistema de embaçamento. No entanto, o uso de um desinfetante após cada paciente (versus qual produto é usado) é o componente mais importante da limpeza. Os produtos de amônio quaternário e peróxido de hidrogênio acelerado demonstraram eficácia superior na desinfecção mrsp. O peróxido de hidrogênio e o produto prata também proporcionaram uma redução significativa e podem ser aceitáveis em um ambiente clínico. Em última análise, a limpeza é a parte mais crítica da prevenção de infecções nosocomiais.

2

O sistema de embaçamento de hidrogênio e prata não pode ser recomendado como um único meio de desinfecção, mas pode ter um papel como adjunto à desinfecção, particularmente em áreas da clínica onde o risco de infecção é maior (por exemplo, suíte cirúrgica).

3

O ambiente é apenas uma fonte de infecções nosocomiais. Outras fontes incluem mãos e equipamentos de limpeza compartilhados, e a limpeza completa e frequente é fundamental para evitar a disseminação de micróbios.

Leitura sugerida:

Soohoo J, Daniels JB, Brault SA, Rosychuk RAW, Schissler JR. Efficacy of three disinfectant formulations and a hydrogen peroxide/silver fogging system on surfaces experimentally inoculated with methicillin-resistant Staphylococcus pseudintermediusVet Dermatol. 2020;31(5):350-e91.

Fonte: Disinfecting for Methicillin-Resistant Staphylococcus pseudintermedius in the Clinic | Clinician’s Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.