CRMV-SP lança Política de Uso para suas redes sociais
Documento fornece diretrizes e recomendações para uma convivência saudável e respeitosa entre as pessoas que utilizam os canais oficiais do Conselho
Com o objetivo de garantir um ambiente digital seguro, inclusivo e positivo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança a Política de Uso e Convivência para seus perfis oficiais nas mídias sociais. O documento é uma importante ferramenta de estímulo ao uso responsável das interações sociais no ambiente digital e fornece diretrizes e recomendações para uma convivência saudável e respeitosa nos canais da autarquia.
As redes sociais do Conselho são espaços onde é possível acompanhar publicações diárias de conteúdos e eventos institucionais, informações e serviços de interesse público, e campanhas de comunicação sobre temas relacionados à Medicina Veterinária e à Zootecnia, que contam com a adesão do Regional. O presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, lembra que os comentários e interações dos profissionais nas redes são sempre bem-vindos, porém, devem ser éticos, alinhados às regras e estão sujeitos à moderação.
“O documento é importante porque ajuda a manter a voz da marca do CRMV-SP enquanto mitiga os riscos para as nossas plataformas. Reconhecemos o valor dos profissionais partilharem as suas próprias opiniões e do diálogo, e é por isso que o Conselho está presente em diferentes mídias sociais, contudo, sem uma política sólida que preze pelo respeito, alguns comentários podem gerar conflitos e ser ofensivos”, enfatiza o presidente da autarquia.
Responsabilidade e respeito aos direitos autorais e à privacidade devem guiam o comportamento dos usuários das redes sociais, alerta o diretor jurídico e administrativo do Regional, Bruno Fassoni. “Princípios gerais de conduta também devem ser seguidos, como boa-fé, honestidade, cortesia, transparência, moralidade e legalidade”.
Comportamentos inadequados ou ofensivos estarão sujeitos à avaliação e poderão ser excluídos. O usuário também pode ser bloqueado das contas oficiais do CRMV-SP devido à insistência em infligir a Política de Uso e Convivência (de forma temporária ou definitiva, independentemente de justificativa e sem a necessidade de aviso prévio).
No documento há informações detalhadas sobre a linha editorial de cada rede social, bem como orientações sobre a reprodução de conteúdos.
Acesse a politica: https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/23.04.2024_Politicas-de-Uso-das-Redes-Sociais-FINAL.pdf
Acesse a portaria: https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Portaria_CRMV_SP_21_2024.pdf