Consultar o veterinário evitaria o abandono de centenas de milhares de animais

31 de janeiro de 2021

Mais de 300.000animais de estimação são abandonados na Espanha a cada ano, e 30% dos casos estão concentrados nos primeiros meses do ano devido a presentes de Natal de animais de estimação, por isso é totalmente inconseável escolher como presente um animal se a pessoa que o receberá não o conhece e aceita as responsabilidades envolvidas.

A Organização Colegiada Veterinária(OCV)ressalta que “a decisão de introduzir um animal de estimação em uma casa deve ser tomada pela pessoa que vai cuidar do animal, e em sua decisão é aconselhável consultar o veterinário, que irá detalhar as inúmeras responsabilidades envolvidas, pois o abandono nunca pode ser uma opção”.

Nem todos os animais necessitam do mesmo cuidado, envolvem os mesmos custos econômicos ou dedicação semelhante por parte do proprietário, e um veterinário é a pessoa mais adequada para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as necessidades de cada espécie antes de comprar um animal de estimação.

Aceitar e manter um animal de estimação deve assumir uma série de obrigações conhecidas como “posse responsável”. Estes incluem: o registro do animal junto à autoridade competente; fornecer-lhe comida, casa e bom tratamento; educá-lo corretamente para que não cause danos a outros animais ou pessoas; fornecer-lhe os cuidados veterinários que você precisa para o seu bem-estar; ou não submá-lo a qualquer tipo de sofrimento ao longo de sua vida, entre outros.

Os animais de estimação mais comuns em lares espanhóis são cães e gatos, mas cada vez mais famílias estão introduzindo animais exóticos, como coelhos, papagaios ou tartarugas em suas casas. O abandono desses animais, além de ser crime,faz com que essas espécies habitem e se reproduzam em um meio diferente do seu, o que tem impacto direto no meio ambiente, pois prejudica o equilíbrio dos ecossistemas, provoca o surgimento de doenças e prejudica as espécies nativas.

“Não podemos esquecer que a saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente está intimamente relacionada sob o guarda-chuva‘Uma Saúde’– Uma única saúde e se não cuidarmos de nenhuma dessas três pernas, afetará direta ou indiretamente as outras duas”, conclui a Organização Colegiada Veterinária.

Fonte: OCV: Consultar al veterinario evitaría el abandono de cientos de miles de animales (animalshealth.es)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd