Comparando comunidades bacterianas na pele de gatos saudáveis e alérgicos - Vetsapiens

Comparando comunidades bacterianas na pele de gatos saudáveis e alérgicos

27 de abril de 2021

William Oldenhoff, DVM, DACVD, Madison Veterinary Specialists em Monona, Wisconsin

DERMATOLOGIA

Relativamente pouco se sabe sobre as populações microbianas normais na pele de gatos em comparação com a de humanos e cães. Neste estudo, os pesquisadores investigaram as comunidades estafilocócicas na pele de gatos saudáveis e alérgicos. Foram obtidos materiais através de hastes de algodão (swab) de pele do canal auditivo e região inguinal de 11 gatos saudáveis e 10 gatos alérgicos. Amostras de pele de gatos alérgicos estavam livres de lesões cutâneas. O DNA foi extraído das amostras e sequenciado utilizando uma região do gene rRNA 16S. Os fitos fotográficos predominantes foram Proteobacteria (abundância relativa média 52,29%), Firmicutes (17,94%), Actinobacteria (13,99%) e Bacteroidetes (11,87%). A abundância global de Staphylococcus spp foi bastante baixa, com uma abundância média de 4,34% em gatos saudáveis e 3,61% em gatos alérgicos. Amostras com sequências estafilocócicas frequentemente tinham várias espécies diferentes, com uma média de 2 espécies por amostra. S epidermidis S pseudintermedius foram mais comuns em amostras de gatos saudáveis, e S capitis S felis foram mais comuns em amostras de gatos alérgicos. S pseudintermedius só foi identificado em 4 sequências de gatos alérgicos. Não foi encontrada diferença significativa na diversidade microbiana entre gatos saudáveis e alérgicos.

… AOS SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1

Existem diversas populações de Staphylococcus spp em gatos. Isso difere dos cães, nos quais S pseudintermedius é a espécie predominante encontrada em pacientes saudáveis e alérgicos. Este achado fornece evidências de diferentes considerações clínicas no manejo de cães e gatos.

2

Diferenças na flora detectadas entre pacientes saudáveis e alérgicos podem representar alvos de intervenção terapêutica. Neste estudo, não foram encontradas diferenças significativas na microbiota cutânea de gatos saudáveis e alérgicos; no entanto, como o estudo colheu pele nãolional de gatos alérgicos, é possível que a pele lesiva de gatos alérgicos possa ter microbiota diferente.

3

Embora a significância estatística não tenha sido alcançada, algumas diferenças foram observadas entre a pele felina saudável e alérgica. A epidermidis foi mais comum na pele de gatos saudáveis em comparação com gatos alérgicos. Isso também é encontrado em humanos, em que s epidermidis é mais comum na pele humana saudável e pode ter um papel protetor na saúde da pele. Mais pesquisas são necessárias para determinar se um papel protetor semelhante pode ser documentado em gatos.

Fonte: Comparing Bacterial Communities on Skin of Healthy & Allergic Cats | Clinician’s Brief (cliniciansbrief.com)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.