Cientistas descobrem modo de usar CRISPR para criar gatos hipoalergênicos
Presente nas glândulas sebáceas e saliva dos felinos, a proteína Fel d 1 pode ser editada para prevenir reações alérgicas sem apresentar riscos aos animais
Cientistas da empresa de biotecnologia norte-americana InBio dizem ter encontrado um modo de usar a técnica de edição genômica CRISPR para criar gatos que não geram reações alérgicas em seres humanos. A ideia foi publicada nesta segunda-feira (28) no The CRISPR Journal.
A técnica, que também pode ajudar a tratar pacientes alérgicos a gatos domésticos, foi usada pelos pesquisadores para interromper a produção de Fel d 1, proteína geradora das reações alérgicas, que está presente na saliva e nas glândulas sebáceas dos felinos.
“Nossos dados indicam que o Fel d 1 é um candidato racional e viável para a deleção de genes, o que pode beneficiar profundamente quem sofre de alergia a gatos, removendo o principal alérgeno na fonte”, explicam os autores da pesquisa, conforme comunicado.
Os pesquisadores analisaram o DNA de 50 gatos domésticos, encontrando regiões que eram propícias para a edição com CRISPR ao longo de dois genes envolvidos na produção de Fel d 1. Em seguida, eles compararam esses genes com os de oito espécies de gatos selvagens.
Segundo a equipe, houve muita variação entre os grupos, o que é sinal de que Fel d 1 não é essencial para a biologia dos gatos e, portanto, pode ser eliminado sem riscos à saúde dos felinos. Ao fazerem experimentos com CRISPR e células dos animais, os cientistas também viram que a técnica parecia ser eficaz para eliminar a proteína e não produzir edições fora do alvo previsto.
Reduzir os níveis dessa proteína pode ser eficaz de várias maneiras, contudo, é possível que quantidades menores de Fel d 1 ainda sobrem na poeira de casa e gerem alergias aos donos, segundo os pesquisadores.
A equipe continua refinando sua técnica a fim de realizar futuros testes com gatos geneticamente criados para ter a proteína eliminada. Se não houver efeitos adversos, o próximo passo será tentar editar os genes diretamente em gatos adultos de modo seguro.
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/03/cientistas-descobrem-modo-de-usar-crispr-para-criar-gatos-hipoalergenicos.html