CFMV destaca conquistas do ano e metas para a Veterinária e Zootecnia em 2025
Mais um ano está chegando ao fim e, como para muitas pessoas, 2024 foi importante e produtivo, como também foi ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Este ano foi marcado por importantes avanços e, entre as principais conquistas, estão os lançamentos dos planos nacionais de Integridade e de Fiscalização do Conselho, que trazem mais transparência e eficiência à gestão.
De acordo com a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, essas conquistas são a tradução do compromisso do Conselho com a valorização da profissão e com o bem-estar da sociedade. Ela explica que o Plano Nacional de Integridade, inclusive, teve reconhecimento nacional ao ser contemplado com o Prêmio de Boas Práticas dos Conselhos Profissionais. “Consolidamos nossa identidade institucional com a criação da marca única do Sistema. No campo do bem-estar animal e da saúde pública, houve grandes avanços, como a articulação para a liberação do uso da cannabis medicinal para tratamentos veterinários. Também entramos com ação contra o Conselho Federal de Biologia, após a autarquia publicar resolução que permite ao biólogo atuar de forma autônoma, ampla e irrestrita na aplicação de medidas de defesa e de vigilância sanitária agropecuária e correlatas, invadindo áreas privativas da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, menciona.
Outro fato é que o CFMV integrou o Comitê Interinstitucional Uma Só Saúde, do Governo Federal, que reúne profissionais de diversas áreas para atuar na promoção da Saúde Única no País. “Internamente, o Sistema CFMV/CRMVs foi robustecido com a realização de encontros nacionais voltados para áreas-chave como Fiscalização, Controladoria, Comunicação e Contabilidade. Isso permitiu alinhar estratégias e integrar esforços. Ampliamos a nossa presença e levamos mais conhecimento sobre a nossa atuação junto à sociedade, a partir dos nossos meios de comunicação”, compartilha.
Mais uma avanço está no mapeamento de mais de 800 projetos de lei no Congresso Nacional, onde o CFMV reforçou sua articulação com parlamentares. “Uma das principais conquistas é o avanço do projeto da Caixa de Assistência da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Senado, que está em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos. Finalizada a tramitação, a medida vai trazer suporte direto aos médicos-veterinários e aos zootecnistas. Outro destaque foi a inclusão da Zootecnia em um projeto de lei sobre o piso salarial, corrigindo uma lacuna histórica e ampliando o reconhecimento dessa área essencial. Além disso, conquistamos o aumento do número de vagas para médicos-veterinários e zootecnistas nos concursos do Ministério da Pesca, fortalecendo nossa presença em setores estratégicos. Essas conquistas são a tradução do compromisso do CFMV com a valorização da profissão e com o bem-estar da sociedade”, menciona.
Planejamento para o próximo ano
Para 2025, o CFMV está focado em intensificar articulações com o Governo Federal, o Congresso Nacional e com entidades de classe, visando consolidar políticas que valorizem a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “Continuaremos nossa luta contra a abertura de novos cursos EaD na área, defendendo a qualidade da formação acadêmica. Também planejamos fortalecer o debate sobre o exame de proficiência, uma medida essencial para garantir que o mercado receba apenas profissionais qualificados”, revela Ana Elisa.
Além disso, ela cita que o Conselho deseja expandir as ações de comunicação, aproximando a sociedade do trabalho realizado pelos médicos-veterinários e zootecnistas, reforçando a valorização de suas profissões. “Também está no nosso radar o fortalecimento e a intensificação das fiscalizações, a partir do que estipulamos no plano nacional, para posicionar o CFMV como protagonista entre os conselhos profissionais. Nosso compromisso é transformar 2025 em um ano de ainda mais conquistas para toda a classe, dentro do que compete ao Conselho Federal nas diretrizes estabelecidas na lei 5.517/68”, garante.
Assim, em 2025, o CFMV continuará empenhado em fortalecer o diálogo com a sociedade e elevar a percepção pública sobre o papel fundamental desempenhado por médicos-veterinários e zootecnistas. “A comunicação será uma ferramenta central nesse processo, dando continuidade aos avanços alcançados em 2024, quando foi possível destacar com mais clareza as contribuições desses profissionais em áreas como saúde única, bem-estar animal, agronegócio e segurança alimentar”.
Entre as iniciativas previstas, de acordo com Ana Elisa, está a ampliação das campanhas educativas e de conscientização, utilizando diferentes plataformas para atingir públicos variados. “O CFMV investirá em narrativas que mostram como o trabalho desses profissionais impacta diretamente a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Eventos presenciais e virtuais serão mais frequentes, assim como a produção de conteúdos informativos, como vídeos, podcasts e publicações em redes sociais”, revela.
Outro ponto de destaque será o fortalecimento da presença do CFMV na mídia, conforme relatado pela presidente: “O objetivo é aumentar a cobertura sobre os resultados das ações do Conselho, demonstrando o impacto positivo de iniciativas como a liberação da cannabis medicinal para uso veterinário, o combate ao ensino EaD na Medicina Veterinária e as articulações para valorização salarial e regulamentação profissional”.
De acordo com a porta-voz, a equipe de gestão também estará ainda mais presente em feiras, congressos e seminários, não apenas como participantes, mas, também, como apoiadores e patrocinadores. “Esse ano nós instituímos a resolução 1600 e, no ano que vem, vamos realizar a primeira seleção pública do CFMV para concessão de patrocínios e apoio institucional. Por fim, o CFMV continuará promovendo a marca única do Sistema como um símbolo de credibilidade e união, reforçando o papel do médico-veterinário e do zootecnista como peças-chave para o bem-estar da sociedade. A comunicação será ampliada para atingir ainda mais pessoas, garantindo que todos compreendam a relevância desses profissionais no dia a dia”, encerra.
Quais foram as principais conquistas do CFMV em 2024?
As principais conquistas do CFMV em 2024 incluem o lançamento dos Planos Nacionais de Integridade e de Fiscalização, o reconhecimento nacional com o Prêmio de Boas Práticas dos Conselhos Profissionais, a articulação para a liberação do uso de cannabis medicinal na Veterinária e o avanço em projetos de lei, como a criação da Caixa de Assistência para médicos-veterinários e zootecnistas.
O que o CFMV planeja para 2025?
Para 2025, o CFMV planeja intensificar articulações com o Governo Federal e o Congresso Nacional, combater a abertura de cursos EaD na área Veterinária, fortalecer o debate sobre o exame de proficiência, ampliar campanhas educativas e reforçar a comunicação com a sociedade sobre a importância das profissões de médicos-veterinários e zootecnistas.
Como o CFMV pretende aumentar sua presença na mídia e nas redes sociais?
O CFMV investirá em campanhas educativas, produção de conteúdos informativos como vídeos, podcasts e postagens em redes sociais. Além disso, pretende ampliar sua participação em feiras, congressos e eventos, tanto como apoiador quanto como patrocinador, promovendo a marca única do Sistema e destacando a importância das profissões para a sociedade.
Fonte: Revista Cães e Gatos
Foto: CFMV