Cavalo Caramelo, símbolo dos resgates no RS ganhou 40Kg e esta bem segundo veterinários
Animal se tornou símbolo de resistência em meio às enchentes no Rio Grande do Sul. Caramelo ficou ilhado em um telhado em Canoas, de onde foi resgatado de barco.
O cavalo Caramelo, que se tornou símbolo de resistência em meio às enchentes que atingiram o RS em maio, está saudável e já ganhou 40 kg desde que foi resgatado do telhado de uma casa em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em 9 de maio. (Relembre abaixo)
O Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) atualizou o quadro clínico do animal. Na sexta-feira (19), Caramelo recebeu uma vacina que previne tétano, influenza e encefalomielite equina, e fez exames de rotina, como coleta de sangue.
“Tá imunizado, e os exames dele estão em dia”, diz a médica veterinária residente Louise Maciel.
De acordo com Louise, Caramelo está pesando 380 kg e não há mais necessidade de tomar suplementos. Quando chegou à Ulbra, o cavalo estava 50 kg abaixo do ideal e com um quadro de desidratação.
Em junho, o cavalo ganhou um microchip. A tecnologia permite identificar e monitorar a evolução da saúde do animal. Com o dispositivo, as informações vão para um banco de dados, sendo possível acompanhá-lo ao longo da vida.
O tutor do animal não foi identificado, apesar de algumas pessoas se apresentarem no hospital como proprietários, o que não foi confirmado.
Resgate
No dia 8 de maio, o Globocop sobrevoou o município de Canoas, um dos mais castigados pela enchente, e identificou um cavalo ilhado em um telhado. A repercussão do caso nas redes sociais levou o animal a ganhar o apelido de Caramelo.
O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo — veterinários acompanharam toda a ação. Caramelo precisou ser sedado porque a equipe foi alertada que, para o bote não virar, o animal não poderia estar acordado durante o trajeto.
Ainda dentro do bote, Caramelo foi colocado em cima de uma carreta e, em seguida, levado ao hospital veterinário, onde recebeu medicação para repor a quantidade de líquido perdida no período em que ficou ilhado.
A mobilização da população e das forças de segurança comoveu o país e sintetizou a relação histórica do cavalo com o povo gaúcho. O cavalo crioulo é animal-símbolo do RS e considerado patrimônio cultural desde 2002.
Fonte: G1
Foto: Divulgação/Ulbra