Câmara de Cássia aprova PL que regulamenta cães e gatos comunitários

1 de julho de 2021
noticia câmara aprova
Luciene Garcia – Especial para o EM
Foto: Pxhere by Andrey

Proposta quer orientar quem adota cães e gatos de rua e criar uma rede de adoção para desafogar o Canil Municipal

Com o objetivo de ajudar e orientar as pessoas que cuidam de animais de rua, criar uma rede de adoção de cães e gatos abandonados e desafogar o Canil Municipal, que está com a lotação acima do limite, a%u200B%u200B%u200B%u200B%u200B%u200B Câmara Municipal de Cássia, no Sudoeste de Minas, aprovou um projeto de lei que institui os “Cães e Gatos Comunitários”.

O Projeto ‘Cães e Gatos Comunitários’, proposto pelo vereador Luiz Adriano de Souza Machado (Priminho), do PSC, tem o objetivo de proteger os animais, apesar de não definir um único proprietário, assim como estabelecer vínculos de dependência e manutenção com a população do local onde vivem os cães e gatos.

Os animais reconhecidos como comunitários poderão ser chipados e vacinados, com recursos próprios dos protetores da comunidade local onde vive o animal, e, após a esterilização e a recuperação, serem devolvidos à comunidade de origem.

Considera-se animal comunitário aquele que, apesar de não ter proprietário definido e único, estabeleceu com membros da população do local onde vive vínculos de afeto, dependência e manutenção.

Segundo o vereador, a proposta é tornar as pessoas mais solidárias com a causa animal. “Esse projeto veio para quem quer adotar cães e gatos de rua e dar um pouco mais de carinho para eles, não apenas soltar à deriva”, disse.

O outro objetivo é desafogar a grande quantidade de animais no canil mantido em Cássia. Atualmente, segundo o Setor de Epidemiologia do município, a população canina em Cássia é de 4.274 cães e a população felina é de 444 gatos.

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/06/29/interna_gerais,1281719/camara-de-cassia-aprova-pl-que-regulamenta-caes-e-gatos-comunitarios.shtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd