Câmara aprova entrada de pets em hospitais públicos e privados

5 de março de 2020

Segundo o autor do projeto, vereador Luiz Cirilo (PSDB), a intenção é tornar mais humanizado o tratamento de doentes hospitalizados

Da Redação | A Cidade ON Campinas

Os vereadores de Campinas aprovaram, em primeira votação (legalidade), o projeto de lei que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos e privados para visitas a pacientes internados. A votação foi unânime. Os 23 vereadores que estavam na sessão da noite desta quarta-feira (4) foram favoráveis ao PL.

Segundo o autor do projeto, vereador Luiz Cirilo (PSDB), a intenção é tornar mais humanizado o tratamento de doentes hospitalizados, permitindo que animais possam visitar os pacientes.

“O PL é ruim para quem não gosta de animal. E, quem não gosta de animal boa pessoa não é. É evidente que haverá todo o respaldo e exigências, como a exigência da caderneta de vacina do animal, entre outras exigências. O hospital também terá que fazer a regularização de tudo. Terá que adequar um espaço para receber a visita entre outras obrigações”, afirmou o vereador em seu momento de fala na tribuna.

Ele também destacou que em São Paulo o Hospital Albert Einstein tem a prática desde 2009. “Ele adota essa medida e é um hospital referência no Brasil. Têm que ser animais de pequeno porte. A ação é positiva pra todo mundo, para o paciente, animal e pra família. Os animais têm elo forte com a família”, continuou o vereador.

Em São Paulo, existe desde 2017 uma lei que permite a entrada de cães, gatos e outros animais domésticos em hospitais municipais de São Paulo.

Ainda segundo o PL campineiro, a entrada do animal será permitida somente para pacientes com quadro de internação, e a liberação deverá ser autorizada pela comissão de infectologia, do corpo médico e de enfermagem do hospital, que decidem se o quadro clínico do paciente permite a visita. Haverá também a criação de normas nos hospitais, que definirão tempo e local de permanência do animal.

Agora o projeto segue para as demais discussões na Câmara, e caso seja aprovado em segunda votação (mérito) segue para a sanção do Poder Executivo.

Ainda na sessão desta quarta-feira os vereadores aprovaram, também por unanimidade, o título de Cidadão Campineiro a José Luiz Carbone que foi treinador e jogador de futebol e atuou na Ponte Preta e no Guarani. Carbone também foi atleta da Seleção Brasileira de Futebol.

Os vereadores também votaram a favor o Projeto de Lei que inclui o Dia Municipal do Sistema Braille no calendário oficial do município, a ser celebrado, anualmente, no dia 8 de abril.

Fonte:https://www.acidadeon.com/campinas/politica/NOT,0,0,1490150,camara+aprova+entrada+de+pets+em+hospitais+publicos+e+privados.aspx

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami