Cães podem fazer maravilhas para sua saúde mental. Mas eles realmente são os melhores colegas de trabalho?

6 de maio de 2020

 Trabalhar remotamente está forçando mais pessoas a trabalhar com seus animais de estimação

Por causa da pandemia de Covid-19, muitos de nós estão trabalhando em casa nas proximidades de nossos filhos humanos ou bebês de pelo. Gatos têm fãs, mas eu quero focar em cães.
Os cães são ótimos companheiros. A ciência sugere que possuir um pode beneficiar a saúde mental. Apenas fazer contato visual com seu cão pode liberar o hormônio da ocitocina, que é uma sensação boa.

Mas, como pesquisador que estuda emoções, procrastinação e como as pessoas interagem com animais de estimação, posso dizer-lhe que, às vezes, o trabalho enfatiza a realização de tarefas em detrimento de produtos químicos de boa qualidade. Então, o que sabemos sobre como esse novo tempo encontrado com seu cão pode estar afetando sua produtividade?
Bom cachorro, cachorro ruim
Há evidências de que levar seu cão para trabalhar com você pode reduzir os níveis de estresse percebidos à medida que o dia avança. E pesquisas sobre gerenciamento de estresse mostraram que os funcionários que se sentem bem são mais produtivos.
Em conjunto, essas descobertas são um bom presságio para incluir seus companheiros caninos em suas rotinas de trabalho em casa. Lembre-se de que os animais de estimação podem ficar estressados ​​quando o ambiente ou as rotinas mudam, e pode levar um tempo para você e seu filhote adotar um novo estilo de vida trabalhando com seu cachorro.

Trabalhando com  vídeos de animais de estimação

Se você não tem um animal de estimação, mas deseja se beneficiar dos mesmos aumentos de humor ou produtividade, sempre há a Internet. Em uma pesquisa transversal que conduzi com 7.000 internautas em 2015, descobri que assistir a vídeos de gatos pode dar às pessoas um rápido impulso de felicidade e energia. Embora este estudo tenha se concentrado em felinos, os amantes de cães podem obter benefícios semelhantes ao assistir a vídeos de seus cães favoritos.

Um estudo de estudantes de veterinária testou essa idéia. O instrutor do curso escolheu 20 dias de aula e, na metade, mostrou um vídeo engraçado ou engraçado com cães ou gatos durante o meio da palestra.
Os alunos foram pesquisados ​​durante os 20 dias de aula. Nos dias em que viram vídeos de animais, relataram um humor mais positivo, maior interesse pelo material do curso e uma compreensão mais profunda do material do curso.
Embora você não tenha muito trabalho assistindo horas de vídeos de animais de estimação no YouTube, algumas pesquisas sugerem que fazer pequenos intervalos para uma atividade que melhora o humor, seja acariciando um cachorro de verdade ou assistindo a um vídeo on-line, pode não apenas melhore seu humor, mas também diminua o estresse ou reenergize você quando voltar ao seu trabalho.

Encontrando uma solução

São necessários mais estudos nesta área para chegar a um consenso científico mais forte sobre a relação entre trabalhar ao lado do seu cão e sua produtividade. O valor de ter um cachorro com você durante o dia de trabalho dependerá do tipo de trabalho, do local de trabalho ou do ambiente de trabalho em casa, do tipo de cachorro e do seu próprio estilo de trabalho.

Enquanto isso, pegue seu cachorro por um minuto para que todos os seus colegas de trabalho possam fazer contato visual com ele através da sessão de vídeo em grupo Zoom e compartilhar seu aumento de ocitocina.

Jessica Myrick, Professora Associada de Estudos de Mídia, Pennsylvania State University.
Este artigo apareceu pela primeira vez na The Conversation.

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami