Cães balançam o rabo para a direita quando estão com pessoas que amam
Pesquisa investiga o padrão de movimento das caudas dos cães, que as desviam para a direita quando estão com seus humanos preferidos
POR FERNANDA DRUMOND-
Um estudo descobriu que os cães tendem a balançar o rabo mais para a direita quando estão acostumado à presença de humanos familiares. Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, observaram 21 mil abanos de dez beagles que se encontraram com estranhos ao longo de três dias. O experimento demonstrou que, à medida que esses animais conheciam a pessoa, começavam a abanar o rabo com mais frequência para a direita e menos para a esquerda.
O estudo, publicado na revista iScience, usou um sistema de rastreamento 3D de movimentos para mapear os padrões, incluindo a direção, a velocidade e a distância em que suas caudas se moviam nas sessões, que duravam cinco minutos.
Estados emocionais positivos e negativos foram associados à ativação do lado esquerdo e direito do córtex pré-frontal em humanos. Os cientistas especulam, então, que o abanar da cauda para a esquerda pode ser acompanhado pela ativação do cérebro direito, enquanto o abanar da cauda para o lado direito pode ser acompanhado pela ativação do cérebro esquerdo no córtex pré-frontal, onde as emoções positivas são processadas. Isso sugere que é um sinal de que o cão está se sentindo feliz ou confortável, enquanto o oposto pode significar que o cão está com medo ou nervoso.
Os pesquisadores também descobriram que cada pet tinha um jeito diferente de abanar – semelhante à maneira como cada um de nós tem uma maneira única de andar.
Um outro estudo realizado com 18 mil cães e publicado no ano passado também descobriu que os cachorros tendem a ser destros. A pesquisa, realizada na Universidade de Lincoln (Inglaterra), demonstrou que quase 75% dos animais da espécie mostraram uma preferência de pata ao procurar comida. Destes, pouco menos de 60% preferiram usar a direita.
Cientistas acreditam que ter um membro preferido, fenômeno conhecido como lateralização, é benéfico porque torna os animais mais eficientes em suas tarefas.
Pesquisas anteriores já provaram que chimpanzés com uma preferência de mão mais forte podem coletar cupins e gafanhotos com mais eficiência e, os que têm uma perna dominante cometem menos erros ao tentar atravessar um obstáculo, o que sugere melhor controle motor.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/07/caes-balancam-o-rabo-para-direita-quando-estao-com-pessoas-que-amam.html