Bombeiros de SC e cães farejadores de 8 estados chegam a Petrópolis para buscas - Vetsapiens

Bombeiros de SC e cães farejadores de 8 estados chegam a Petrópolis para buscas

21 de fevereiro de 2022

Cidade destruída pelas fortes chuvas receberá nos próximos dias militares de outras oito unidades federativas

Thayana AraújoBárbara BrambilaEvelyne Lorenzettida CNN

Com quase 200 pessoas ainda desaparecidas, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, recebeu equipes de oito estados —Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo— para uma atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros do estado nas buscas por vítimas das chuvas. Ao menos 146 pessoas morreram.

Neste sábado (19), cinco militares e três cães farejadores de Santa Catarina desembarcaram no aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e foram transportados por uma aeronave da Secretaria de Polícia Militar para Petrópolis.

Para os próximos dias, está prevista a chegada de mais homens e cães de outros oito estados (Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe, Paraíba, Distrito Federal, Mato Grosso, Alagoas e Paraná). As equipes vão desembarcar na cidade de Rio de Janeiro e seguem direto para Petrópolis para reforçar o trabalho de busca e salvamento com a corporação do Rio.

Um levantamento realizado pela Agência CNN mostra que, no total, 24 estados brasileiros e o Distrito Federal já ofereceram ajuda ao Rio de Janeiro. São eles: SP, DF, MG, SC, CE, PA, PI, RS, ES, GO, MT, TO, MS, MA, PB, RN, SE, AL, PR, BA, PR, RN, PB, SE e AL.

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), agradeceu a mobilização dos estados ao enviar equipes para o Rio de Janeiro. “Muito obrigado aos governadores, aos comandantes dos Corpos de Bombeiros brasileiros que estão se juntando a nós”.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro atua em Petrópolis com uma força-tarefa. São equipes especializadas em busca com cães, em operações de salvamento em desastres, e em resgate em estruturas colapsadas.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RJ, coronel Leandro Monteiro, a corporação trabalha ininterruptamente, 24 horas por dia, desde a tarde de terça-feira (15), nas operações de busca e resgate de vítimas das fortes chuvas que atingiram Petrópolis. A operação está distribuída por todos os locais críticos da cidade.

“Todos os militares em atuação na cidade de Petrópolis trabalham de forma estratégica e técnica diante da catástrofe que aconteceu na região”, concluiu.

A cidade já conta com reforço de 36 cães farejadores, alguns deles fazem parte do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Os animais são os mesmos que atuaram nas buscas por desaparecidos nas chuvas que atingiram cidades da Bahia, em janeiro deste ano. A previsão é que mais dois cães cheguem a Petrópolis vindos do Maranhão, entre domingo (20) e segunda-feira (21).

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.