Blog – Você sabe como escolher um bom curso veterinário online?  | Vetsapiens

Blog – Você sabe como escolher um bom curso veterinário online? 

27 de setembro de 2023
Como escolher um bom curso veterinário online

Atualmente, se você fizer uma busca na internet você achará centenas de cursos veterinários online, presenciais ou cursos híbridos. 

Se você, por alguma razão, optar por cursos online, trazemos aqui algumas dicas importantes de como escolher um bom curso a distância.  

Como escolher um curso veterinário online?

Escolha um curso que atenda suas necessidades 

Não adianta fazer um bom curso, porém de um tema que não lhe traga nenhuma vantagem profissional ou que não acrescente nada em sua jornada de aprendizado. 

Procure temas a qual tenha interesse, afinidade, curiosidade ou que são necessários na sua vida profissional atual ou futura. Após a escolha do tema, defina o orçamento e o tempo que tem para disponibilizar no curso veterinário.

Escolha cursos que se adequem ao seu objetivo 

Seu objetivo é se atualizar em algum tema, procure um curso de atualização, se seu objetivo é se aprofundar em algum tema, procure um curso de aprimoramento veterinário, se seu interesse é ter uma titulação, procure cursos de especialização que lhe tragam uma certificação que lhe ajudará no processo de especialização junto ao CFMV.

Procure cursos com duração que se adeque ao seu tempo livre 

Não adianta se matricular em um curso com uma carga horária de aulas muito pesada, de modo a não se encaixar em sua rotina e, por fim, você não conseguir dar conta de assistir às aulas no tempo proposto. 

Embora os cursos veterinários online proporcionem mais tempo para a conclusão, é comum que haja prazos e limites para concluir aulas, conteúdos e/ou provas. 

Antes de se comprometer com qualquer curso, considere quanto tempo terá à sua disposição por semana para dedicar aos estudos e quanto tempo você tem para ver e concluir o curso. Seguindo suas preferências e disponibilidade, procure opções que atendam à sua demanda de tempo.

Procure cursos que caibam no seu bolso

Não adianta procurar cursos que estão muito fora do seu orçamento e depois ter que parar por falta de recursos. Procure cursos que se adequem ao seu orçamento e seu objetivo. Cursos com bom custo-benefício, ou seja, que caibam no seu orçamento e que sirvam para seus objetivos a curto e médio prazo. 

Após selecionar alguns cursos através dos critérios anteriores, como saber qual curso é melhor? 

Coordenação e Professores

Uma dica importante, veja quem são os profissionais que são responsáveis pela organização do curso, pela sua curadoria, quem é o coordenador e quem são os professores. A chance de ser um bom curso se o coordenador e os professores são bons é quase de 100%.

Importante encontrar cursos que tenham as melhores referências ministrando as aulas. Logicamente a carga horária é importante, a plataforma, o preço, mas um dos critérios de escolha mais importante é a qualidade dos professores. 

Conteúdo 

Além da qualidade dos professores, é importante saber qual conteúdo será ministrado, e qual a carga horária de cada tema, que devem estar de acordo com a sua área de estudo e seus objetivos de carreira. 

Procure temas que possam lhe trazer uma vantagem real, ou seja, algo que você possa aplicar no seu dia a dia como aluno, ou como profissional. Vale lembrar que os cursos veterinários online ideais têm conteúdos técnicos científicos atualizados e consistentes. 

A Plataforma e a qualidade audiovisual

Após verificar os professores dos cursos e o conteúdo, procure saber a plataforma que as aulas são disponibilizadas, se é uma plataforma de fácil navegação e de fácil acesso às videoaulas e aos materiais complementares.

Suporte ao aluno 

Estudar online pode ser uma experiência solitária, e por essa razão é importante que a plataforma de cursos lhe dê opções e canais para tirar dúvidas, desde dúvidas técnicas e dúvidas do conteúdo. Pode ser um e-mail, um contato do Whatsapp ou até mesmo um chat direto com os professores/coordenadores. 

Tente avaliar como a plataforma oferece apoio aos alunos a distância e, se além dos cursos, ela conceda algum outro tipo de acesso a conteúdos relevantes, que possam apoiar a jornada de aprendizado 

Certificação 

Certifique-se que seu curso lhe proporcionará um certificado condizente com o curso realizado, com as informações relevantes, como carga horária, coordenação, etc. 

Enfim, existem centenas de cursos veterinários online (EAD), de todos os tipos, formatos, preços, oferecidos por instituições de renome, coordenados por professores que são referências em suas áreas, mas, infelizmente, há muitos que deixam a desejar.

Portanto pesquise com calma, pergunte para colegas e professores, procure referências, leia com cuidado a ementa do curso, veja suas avaliações e nunca se matricule por impulso. 

A escolha de um bom curso veterinário é o 1º passo em uma jornada de sucesso na busca do conhecimento e de uma melhor profissionalização, tão essencial para todos nós, veterinários. 

M.V. MSc. Rosangela Gebara

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.