BLOG - Voce já ouviu falar na malformação semelhante a Chiari em cães da raça Chihuahua? - Vetsapiens

BLOG – Voce já ouviu falar na malformação semelhante a Chiari em cães da raça Chihuahua?

5 de março de 2025
chihuahua

A malformação semelhante a Chiari (MC) é uma anormalidade multifatorial da junção craniocervical (JCC) que ocorre em cães, na qual uma porção do cerebelo se projeta pelo forame magno, secundária à hipoplasia congênita do osso supraoccipital.

Já a Siringomielia (SM) é o desenvolvimento de cavidades cheias de fluido no parênquima da medula espinhal.

Essas 2 malformações foram amplamente relatadas em raças como King Cavalier  Charles spaniels, Brussels Griffons e outros cães de raças pequenas, como Chihuahuas

Um estudo prospectivo, liderado pelo grupo da Pesquisadora Clare Rusbridge,  investigou a presença de anormalidades SM e JCC e seus sinais clínicos associados e déficits neurológicos em 53 chihuahuas:

Kiviranta AM, Rusbridge C, Laitinen-Vapaavuori O, et al. Syringomyelia and craniocervical junction abnormalities in Chihuahuas. J Vet Intern Med. 2017;31(6):1771-1781.

O estudo concluiu que anormalidades como Malformação semelhante a Chiari,  Siringomielia e outras anormalidades craniocervicais também são bastante prevalentes em cães chihuahuas.

Os sinais clínicos relacionados a essas alterações como prurido facial, dor espinhal, vocalização, incoordenação, fraqueza e prurido persistente nas orelhas, ombros ou área espinhal torácica cranial, foram observados em cães com SM e outras anormalidades da JCC, como a sobreposição atlanto-occipital.

Os déficits neurológicos, mais comumente encontrados foram reações posturais diminuídas e ataxia, e foram observados em mais de 50% dos indivíduos do estudo.

A malformação semelhante a Chiari (MC) foi observada em todos os 53 chihuahuas do estudo e acredita-se que a presença de Siringomielia predispõe os animais à dor neuropática, pois a dor se correlaciona com a largura da siringe na ressonância magnética; no entanto, os sinais clínicos relacionados a CM/SM, mais comumente prurido e fricção facial, foram detectados em cães com e sem SM.

O grande número de cães que não tinham Siringomielia, mas tinham sinais clínicos relacionados a MC/SM sugestivos de dor neuropática (ou seja, arranhões, prurido  facial) pode indicar que outras anormalidades da JCC desempenham um papel importante no desenvolvimento da dor neuropática.

Neste estudo, 76% dos cães apresentaram presença de sobreposição atlanto-occipital, mas isso não foi associado a sinais clínicos relacionados a MC/SM, presença de SM ou gravidade da CM.

Então, como alerta, devemos sempre pensar nessas condições quando atendemos Chihuahuas com lesões/escoriações nas orelhas, ombros ou área craniana; fricção facial; vocalização; dor na medula espinhal; ataxia; e/ou déficits de reação postural.

Sempre que houver a suspeita, recomenda-se solicitar exames de imagens avançados como por exemplo, ressonância magnética e TC, necessárias para obter o diagnóstico definitivo.

Este tema será abordado no 1º Congresso Vetsapiens pela especialista nessa afecção, a Dra. Clare Rusbridge, que apresentará a palestra – Malformação Chiari-like e siringomegalia em cães.

Veja a programação completa aqui: https://congressovetsapiens.com.br/ 

 

 

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.