BLOG - Nefrologia em cães e gatos – como podemos evoluir? - Vetsapiens

BLOG – Nefrologia em cães e gatos – como podemos evoluir?

15 de maio de 2024

Como anda a nefrologia veterinária no Brasil e no mundo?

A nefrologia é uma especialidade em evolução dentro da medicina veterinária, abrangendo procedimentos diagnósticos e técnicas terapêuticas que têm avançado na atualidade, beneficiando-se da colaboração interdisciplinar e frequentemente traçando paralelos com a nefrologia em humanos.

Um dos aspectos mais relevantes da nefrologia veterinária atual é o diagnóstico precoce de doenças renais. Avanços na análise de imagens (ultrassonografia, tomografia computadorizada, cintilografia) permitem melhor avaliação e caracterização morfológica e funcional dos rins. Técnicas não invasivas, como avaliação de biomarcadores urinários e sorológicos, podem ajudar a diagnosticar e tratar pacientes sem que sejam submetidos a procedimentos mais invasivos, como a biópsia renal.

A dimetilarginina simétrica (SDMA) é um marcador valioso para a diminuição da taxa de filtração glomerular e está incorporada nas diretrizes da International Renal Interest Society (IRIS) para diagnóstico, estadiamento e tratamento da doença renal crônica, além de proporcionar a possibilidade de identificar a condição em seus estágios iniciais, contribuindo para as adequadas opções terapêuticas e de monitoração. Outros critérios considerados incluem a mensuração da creatinina plasmática, a relação proteína:creatinina urinária, a presença de proteinúria e parâmetros de pressão arterial.

No que se refere ao tratamento da doença renal em cães e gatos, avanços centraram-se na melhoria do manejo dietético, no tratamento de condições associadas e no diagnóstico precoce e preciso através de biomarcadores já mencionados.  Tais condutas levaram a melhores resultados clínicos, enfatizando a importância de uma abordagem abrangente que inclua intervenções médicas e nutricionais adaptadas às necessidades individuais do animal e ao estágio da enfermidade.

Terapias de suporte como fluidoterapia, nutrição específica e controle da pressão arterial, continuam sendo pilares do tratamento para muitas doenças renais. No entanto, novos fármacos e terapias estão sendo exploradas, incluindo agentes antioxidantes, inibidores da enzima conversora de angiotensina e terapias regenerativas.

A colaboração entre diferentes especialidades veterinárias está se tornando cada vez mais importante no manejo de doenças renais complexas. Intensivistas, nutrólogos, fisiatras, entre outros profissionais, estão trabalhando juntos para desenvolver planos de tratamento abrangentes e personalizados para animais com doenças renais. Essa abordagem multidisciplinar permite uma visão holística do paciente, considerando não apenas os aspectos médicos, mas também o bem-estar emocional e físico.

Como melhorar meu conhecimento em nefrologia veterinária?

Antes de falarmos especificamente de nefrologia, é importante ressaltar que muitos dos nossos pacientes, e particularmente os idosos, possuem enfermidades relacionadas a outros ou vários sistemas, como cardiovascular, nervoso, musculoesquelético, além de neoplasias diversas. É impossível dissociar as afecções e tratá-las isoladamente, sem considerar o paciente como um todo, e isso se reflete na importância de se ter uma base robusta de conhecimento em clínica geral.

Numa etapa seguinte, a capacitação de médicos veterinários em nefrologia veterinária envolve a aquisição de conhecimento baseado em evidências, e que recentemente tiveram suas diretrizes reconsideradas, sendo de suma importância a ciência e divulgação para que nossos pacientes finalmente se beneficiem dos recentes progressos na área.

Idealmente, todo esse conhecimento deve ser transmitido de forma objetiva, prática e principalmente atrativa, e uma ótima e singular maneira de capacitar-se e atualizar-se é através do Programa de Aprimoramento em Nefrologia de Pequenos Animais, em que todo o conteúdo é transmitido em formato inovador e envolvente, mas primando pela qualidade técnica e científica.

O Programa de Aprimoramento em Nefrologia de Pequenos Animais capacita os profissionais a diagnosticarem precocemente essas condições, implementar tratamentos adequados e assim prolongar a expectativa de vida dos nossos pacientes com qualidade e proficiência.

Aproveite e acesse as consultas rápidas:

  • Diferenciando a injúria renal aguda de doença renal crônica (DRC):

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/diferenciando-injuria-renal-aguda-ira-de-doenca-renal-cronica-drc/

  • Causas de injúria renal em cães e gatos

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/causas-de-injuria-renal-aguda-em-caes-e-gatos/

  • Nefrotoxinas (substâncias que podem causar lesão renal em cães e gatos)

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/nefrotoxinas-substancias-que-podem-potencialmente-causar-lesao-renal-em-caes-e-gatos/

  • Injúria renal aguda

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/injuria-renal-aguda/

  • Doença renal crônica

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/doenca-renal-cronica/

Aqui você ouve um excelente Podcast sobre tema

  • Uso de ECA e BRA na doença renal crônica

https://vetsapiens.com/galeria-audiovisual/podcast-uso-de-ieca-e-bra-na-doenca-renal-cronica/

E aqui você vê um algoritmo de estadiamento da Doença Renal Crônica

https://vetsapiens.com/consultas-rapidas/doenca-renal-cronica-em-caes-iris-algoritmo/

Além de vários artigos científicos sobre o tema!

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.