Apelo de brasileira em Kiev para trazer cão ao Brasil mobiliza Itamaraty para resgatar pets em áreas de risco na Ucrânia - Vetsapiens

Apelo de brasileira em Kiev para trazer cão ao Brasil mobiliza Itamaraty para resgatar pets em áreas de risco na Ucrânia

8 de março de 2022

Itamaraty publicou vídeo em que Vanessa Rodrigues Granovskaya, de Sorocaba (SP), aparece dizendo que já estava no hotel e iria para a Polônia. Órgão postou que, em parceria com o Ministério da Defesa, iniciou um trabalho para retirar todos os animais que estão em áreas de risco.

Por Júlia Martins, g1 Sorocaba e Jundiaí

O apelo da brasileira de Sorocaba (SP) que mora em Kiev, na Ucrânia, para trazer seu cão de volta ao Brasil mobilizou o Itamaraty para uma ação de resgate para os pets que estão em áreas de risco no país. Vanessa Rodrigues Granovskaya, que está grávida, está deixando o leste europeu por causa da invasão russa.

Vanessa contou nas redes sociais que precisou sair da cidade por causa dos bombardeios da Rússia na capital ucraniana.

Na quinta-feira (3), a brasileira de Sorocaba postou um vídeo fazendo um apelo para levar o cão. Ela contou que tinha conseguido autorização para voltar ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, tinha sido impedida de trazer o cachorro consigo.

Segundo ela, o embarque de cachorros de focinho curto não é permitido. Ainda conforme Vanessa, foi exigido que ela apresentasse documentação para fazer o transporte do animal.

Durante a manhã desta sexta-feira (4), o Itamaraty publicou um vídeo em que Vanessa aparece dizendo que estava em um hotel e seguiria com destino à Polônia. O órgão escreveu que, em parceria com o Ministério da Defesa, iniciou um trabalho para retirar todos os animais que estão em áreas de risco no país.

“A gente chegou aqui no hotel, encontrou com o pessoal da Embaixada, e vamos deixar Lviv hoje, enfim, rumo à Polônia. Vamos encontrar com o pessoal da outra Embaixada lá da Polônia, em Varsóvia”, disse a brasileira no vídeo.

Na tarde desta sexta, Vanessa publicou um novo vídeo em suas redes sociais informando que já estava em Varsóvia, na Polônia, junto de seu cãozinho Thor. Ela afirmou que a viagem foi tranquila e que está bem (assista abaixo).

“Boa noite, aqui de Varsóvia. Desculpa que eu desapareci, mas esses dias foram muito difíceis emocionalmente para mim. Desde que a gente decidiu se mover de Kiev para Lviv, foi muito corrido, muito tenso. Deu tudo certo, conseguimos cruzar a fronteira, foi muito tranquilo. Estamos no hotel e já deu tudo certo com a FAB, e Itamaraty foi super solícito”.

Embarque negado

Após ter o embarque do cão negado, a sorocabana fez um apelo nas redes e acionou ativistas da causa animal para conseguir levar o cachorro (veja no vídeo ). A mulher, que está grávida, contou que ficou muito nervosa com a situação.

“Estou muito nervosa. Precisei deixar tudo para trás, inclusive coisas que eu mais me importava. Uma delas é o meu cachorro”, disse no vídeo.

O relato foi postado no Instagram da ativista Luisa Mell e recebeu milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Em seu perfil na rede social, Vanessa chegou a publicar que foi contatada por diversas pessoas, e que já estava em contato com a embaixada brasileira para resolver a situação.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/03/04/apelo-de-brasileira-em-kiev-para-trazer-cao-ao-brasil-mobiliza-resgate-de-pets-em-areas-de-risco-na-ucrania.ghtml

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2024 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.