A American Association of Feline Practitioners (AAFP) publica seu posicionamento oficial sobre criação responsável de gatos.
A AAFP sempre apoio a saúde e o bem-estar dos gatos, entendendo o bem-estar geral com essencial nos cuidados de saúde para todos os gatos.
No que diz respeito à criação comercial de gatos, o veterinário tem a responsabilidade ética e moral de defender o bem-estar e o conforto do gato, independentemente do desejo do criador/cuidador por determinadas práticas e padrões ou características da raça. As necessidades de saúde, comportamentais e ambientais do gato devem ser primeiramente consideradas para garantir o bem-estar e o conforto do animal.
Como consequência da criação seletiva para fins estéticos ou outras características consideradas desejáveis, certas raças de gatos correm maior risco de desenvolver doenças e problemas de bem-estar.
A AAFP não apoia nenhuma criação de gatos onde o bem-estar esteja comprometido ou impactado negativamente. Os veterinários devem implementar testes genéticos e de saúde preventiva (por exemplo, triagem ecocardiográfica para cardiomiopatia hipertrófica) como parte do diagnóstico para fornecer cuidados de saúde de última geração. Os testes genéticos estão amplamente disponíveis para certas doenças, bem como comprimento da pelagem, cores e outras características em várias raças de gatos. Com a ajuda de exames genéticos e outros exames de saúde, muitas doenças hereditárias em gatos podem ser prevenidas e erradicadas e devemos apoiar cuidados veterinários precisos e individualizados.
A AAFP não apoia nenhuma criação baseada apenas na aparência, onde as preocupações com a saúde e o bem-estar dos felinos não são priorizadas. Embora os veterinários continuem a fornecer cuidados de saúde adequados para todos os gatos, a AAFP não tolera a criação de gatos com malformações inerentes, como Scottish Folds e Manx, e qualquer raça com braquicefalia grave ou outra conformação comprometida. A AAFP incentiva uma maior sensibilização e investigação adicional sobre estas raças e os seus problemas de saúde associados para obter uma melhor apreciação e compreensão dos impactos no bem-estar destes gatos.
A AAFP apoia fortemente a “Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção” (CITES) e condena a importação ilegal de todos os felinos selvagens. A AAFP opõe-se à cruza de felinos selvagens (gatos não domésticos) com gatos domésticos e desencoraja a compra e guarda de gatos híbridos de primeira geração com base tanto no bem-estar animal como em preocupações de segurança pública.
Fonte: AAFP