Clínica e canil clandestinos são descobertos pela polícia.

23 de janeiro de 2020

Durante ação em Biritiba Mirim (SP), foram encontrados 170 animais, entre cães, gatos e aves

Em função de uma denúncia referente ao exercício ilegal da profissão de médico-veterinário, policiais da Delegacia do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes descobriram uma clínica e um canil clandestinos em Biritiba Mirim (SP). Na ação que ocorreu na manhã de terça-feira (21), foram encontrados 170 animais, entre cães, gatos e aves.

De acordo com a polícia, os dois serviços funcionavam na mesma chácara da Rua das Castanheiras, no bairro Pomar do Carmo, onde também foram encontrados medicamentos vencidos. Segundo o delegado Francisco Del Poente, responsável pelo caso, não há documentação para funcionamento de clínica, canil ou comércio.

“O canil e a suposta clínica não têm documentos e estão em péssimas condições de higiene, insalubridade, ferramentário de cirurgia enferrujado. Ele (o proprietário) nega que atendia como clínica, mas a gente tem informes de donos que levaram cães para procedimentos”, afirmou.

Na operação, das aves encontradas, apenas os três papagaios tinham documentação do Ibama em dia. Os outros dois pássaros (uma coruja e outro não identificado) foram encaminhados para o Cras Pet, na cidade de São Paulo.

Perante aos animais, Del Poente havia informado ao G1 que o setor de zoonoses de Biritiba Mirim havia sido acionado e iria definir o destino dos cães e gatos encontrados, porém, foi informado pela prefeitura da cidade, que a mesma, não possui Centro de Controle de Zoonoses e que, apesar de ter acompanhado a ação, a responsabilidade segue com a Policia Civil.

Posteriormente, o delegado informou que os animais foram relacionados na apreensão e ficarão como objeto de depósito do dono da chácara, porque não estão em situação emergencial de remoção

O proprietário do local irá responder por maus-tratos, exercício irregular de atividade e averiguação de falsificação de documento, já que afirma possuir diploma na área, o que está em averiguação.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

http://www.caesegatos.com.br/noticia/cl-nica-e-canil-clandestinos-s-o-descobertos-pela-pol-cia

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami