Vacina contra Covid para cães e gatos

No dia 31 de março foi publicada uma notícia na CNN acerca da uma vacina contra COVID para cães e gatos (https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/31/russia-registra-primeira-vacina-contra-covid-19-do-mundo-para-animais). Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre seu uso e impacto na saúde dos nossos pacientes.

Responda a pergunta de Rita Carmona

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 3 respostas para esta pergunta

equipe
Mary Marcondes
Moderador
Resposta:
Rita, vou anexar aqui um documento que eu e o Prof. Michael Lappin escrevemos sobre o assunto e que foi publicado na semana passada no site da WSAVA (Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais). Acabei de traduzi-lo e espero que ajude.
Anexos: 1
1 de maio de 2021 às 23:02
equipe
ROSANGELA
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Dra. Rita, sabemos que existem inúmeros casos de positividade ao SARS-CoV-2 em varias especies animais e em especial em felídeos, mas ainda não há indícios de que animais de estimação, principalmente cães e gatos, sejam fonte de infecção para seres humanos. Por enquanto, o que temos de evidências são casos onde os seres humanos infectados pela COVID – 19 (tutores e tratadores) passaram partículas virais para os animais de forma natural ou casos onde o vírus foi experimentalmente inoculado, mas estes animais não transmitiram a doença a outros seres humanos. Logicamente qualquer resultado referente a COVID -19 nos tráz a necessidade de uma análise mais cautelosa e fica claro que necessitamos de estudos mais aprofundados e bem delineados que provem a hipótese de que animais de estimação como cães e gatos possam adoecer de COVID, morrer da doença e que ainda possam ser fontes importantes de infecção para os seres humanos. E se estas hipóteses fossem provadas, a vacina seria uma importante ferramenta veterinária e de saúde pública. Mas não há ainda nenhuma comprovação de que cães e gatos possam adoecer, passar para outros animais e /ou ainda ter um papel preponderante na transmissão da doença para humanos. Lançar uma vacina para cães e gatos sem ter estas evidencias comprovadas, me parece mais uma oportunidade mercadológica. E precisamos tomar muito cuidado ao informar sobre esta vacina, pois o simples fato de ter uma vacina contra COVID para cães e gatos, pode indicar que estes animais podem ter a doença e automaticamente, podem levar as pessoas a crerem que cães e gatos podem ser fontes de transmissão, ocasionando abandono e maus-tratos, como houveram no início da pandemia.
Anexos: 0
1 de maio de 2021 às 23:24
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Olá Rosangela, concordo plenamente. Na verdade, ao ler essa reportagem, me trouxe preocupação pois creio que se trata de mais uma questão mercadológica uma vez que não existe nada que sustente a indicação da vacina para nossos pacientes. O que me preocupou foi que tutores ao lerem essa notícia, possam nos questionar sobre a indicação e importância e devemos estar preparados. Contudo, acho pouco provável a liberação da vacina em nosso país. Obrigada
2 de maio de 2021 às 13:00
Desenvolvido por logo-crowd