Trombocitopenia transitória

É possível um paciente com diagnóstico confirmado de anaplasmose através de sorologia e técnica de PCR apresentar trombocitopenia transitória ? Eu atendi um paciente que num exame de rotina apresentou trombocitopenia da ordem de 80.000 plaquetas, ao repetirmos a plaquetometria, no dia seguinte, apresentava contagem superior a 200.000 plaquetas.

Responda a pergunta de Rita Carmona

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 3 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Rita, na verdade infeção por Anaplasma platys (Antiga Erlichia platys) pode sim causar uma trombocitopenia cíclica (chamada de trombocitopenia ciclica infecciosa). Esta bactéria infecta as plaquetas diretamente, e causa uma queda na contagem de plaquetas durante o período de parasitemia que geralmente fica bem baixo (geralmente fica < 20.000), e depois de 3-4 dias a contagem pode voltar ao normal. O intervalo entre episódios de parasitemia é de cerca de 1-2 semanas. O tratamento geralmente é feito com Doxiciclina 5 mg/kg a cada 12h por 21-28 dias.
Anexos: 0
25 de abril de 2020 às 21:07
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Muito obrigada, Paola. Foi um achado laboratorial, esse paciente era assintomático. Num primeiro momento, ao se repetir o hemograma, cogitei a possibilidade de "erro' laboratorial, mas quando veio o resultado positivo para anaplasmose, achei relevante o resultado. A dúvida era se a trombocitopenia poderia ser transitória. Ele já está em tratamento com a doxiciclina. Muito obrigada
26 de abril de 2020 às 12:27
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
???
Anexos: 0
26 de abril de 2020 às 12:29
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd