Tríade + nódulos pulmonares

Bom dia! Em meados de janeiro atendi uma gata, encaminhada por colega, com suspeita de tríade ao US. Trata-se de uma fêmea, SRD, de idade estimada 4 anos, com o tutor há cerca de um ano. FIV e Felv negativa (teste rápido + PCR felv). Queixa de hiporexia, prostração e episódios eméticos. No exame físico observado taquipnéia, mas animal com sensibiidade abdominal. Foi internada para correção hidríca, recebeu metronidazol + prednisolona + cerenia + vit B + metadona para controle de dor. Houve melhora clínica, animal voltou a se alimentar e não apresentou mais emese. Desde então, alterna momentos de apetite bom, com apetite seletivo, e prostração permanece. Em US realizado para controle, colega viu grande quantidade de fezes e resolveu radiografar e na parte que pegou o tórax identificou-se inúmeros nódulos. Animal realizou tomografia, mas não foi possível conciliar lavado. Colega que realizou tomo referiu presença de trombo e cogitou ser parasitário. Iniciou-se tratamento com fembendazol há 3 dias. Fez eco para realização de tomo, sem alterações. No hemograma, leucopenia persistente. Sorologia para toxoplasmose negativo, coproparasitológico negativo (animal nunca apresentou diarréia). Sugestão de diagnóstico? Segundo tutor, animal se alimenta, mas apresenta-se cada dia mais prostrada. Alguns dos exames realizados, em anexo. Grata

Responda a pergunta de Andrea Aparecida Messa Bassi Ferreira

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 29 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Ola Andrea Que caso bacana e você fez um ótimo trabalho! Uma vez que vc ja descartou bastante coisa, eu pensaria também na possibilidade de uma doença fúngica (histoplasmose, por exemplo). Vou pedir a opiniao dos colaboradores de medicina felina também.
Anexos: 0
25 de fevereiro de 2021 às 10:49
Nenhum anexo enviado.
Andrea Aparecida Messa Bassi Ferreira
Médico veterinário
Pensei nessa possibilidade, ela tem acesso à rua. Ela nunca teve febre, nem secreção nasal. Nessa situação o lavado ajudaria no diagnóstico? O tratamento poderia ser tentado com itraconazol? Obrigada
25 de fevereiro de 2021 às 11:56
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Sim, o lavado teria ajudado... o tratamento mais recomendado seria com Itraconazol. para ser sincera, eu não sei se existe este teste aqui no Brasil, mas nos EUA nos usamos um teste de urina para histoplasmose realizado no laboratório Miravista. Eu pedi a opinião do nossos colaboradores para ver a opinião deles.
25 de fevereiro de 2021 às 12:06
Médico veterinário
Estava procurando nos laboratórios mais conhecidos aqui em SP e não encontrei nada parecido =(
25 de fevereiro de 2021 às 12:47
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Resposta:
Andrea, tem uma turma muito competente que em breve te ajuda, mas algumas coisas poderia adiantar. Onde esta gata vive e viveu? Histoplasmose em SP acho pouco provável, mas alguém vai ser o primeiro a achar, quem sabe. Dentre as parasitárias temos a Dirofilaria também que tem acometido felinos com uma frequência menor que cães, mas vale o diagnóstico diferencial. Teste de FIV e FeLV tem validade até o próximo passeio do gatinho, não sei em que momento foi feito. Por fim o liquido livre do abdome, foi analisado? Pode ser PIF também. Ajudei pouco, mas coloquei alguns pontos de interrogação que podem ajudar.
25 de fevereiro de 2021 às 12:28
Nenhum anexo enviado.
Médico veterinário
Obrigada pela resposta. O tutor reside na zona oeste de São Paulo (Rio Pequeno). Os testes para retroviroses foram feitos após 30 dias sem acesso à rua (logo que adoeceu, ficou confinada). Fiz análise do líquido sim, deu compatível com PIF - vou tentar anexar agora, mas era um exsudato asséptico, com relação albumina/globulina 0,48. Não cogitei tanto PIF pela idade e porque embora essa relação no líquido, no sangue, proteína total não está alta e albumina está normal.
25 de fevereiro de 2021 às 12:45
Médico veterinário
Quanto à dirofilariose, imaginei que pelo ecocardiograma estar normal, poderia descartar. É valido fazer sorologia? PCR? Posso solicitar ao tutor.
25 de fevereiro de 2021 às 12:47
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Ótimas sugestões!!!
26 de fevereiro de 2021 às 09:54
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Resposta:
Aguardo o anexo da analise do liquido, sim, FIV e FeLV acho que podemos ficar tranquilos. O ECO não serve para eliminar a possibilidade da Dirofilária, vale a sorologia sim.
25 de fevereiro de 2021 às 16:52
Nenhum anexo enviado.
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
A sugestão da Dirofilariose me veio a cabeça pela localização do trombo na Tomografia, Art Pulmonar Direita, o ECO poderia visualizar se o profissional avaliar tal região o trombo também seria visto, como isso depende de profissional para profissional, acho que vale verificar. Lembrando também que a sorologia não é muito confiável, mas é o que temos a soma das coisas. O liquido ascítico de PIF e por consequência da Dirofilária seriam diferentes também.
25 de fevereiro de 2021 às 17:08
Médico veterinário
Resposta:
Atualização: na avaliação de hoje, observado pequena lesão ondular - encaminhei amostra para citologia e cultura fungica (foto em anexo) Tutor já havia me mostrado, há uma semana, mas parecia apenas uma lesão traumática de aplicação (tutor está fazendo fluidot SC todo dia em casa) Hoje tb coletei a sorologia para dirofilariose, novo hemograma, colesterol, triglicerides, albumina e eletrolíticos que faltavam. Assim que tiver resultado, anexo aqui! Obrigada pela ajuda!!
Anexos: 1
25 de fevereiro de 2021 às 21:57
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Ótimo, aguardamos.
26 de fevereiro de 2021 às 11:50
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Resposta:
Andrea Boa tarde. Vamos lá, vou te dar algumas sugestões na condução do caso. Você precisa descartar criptococose pulmonar, o histoplasmose, concordo com o Edward, não é comum no Brasil, mas cripto - muito comum! Faça a sorologia para cripto, tanto a Provet como a Idexx fazem esse exame - você pode fazer o Elisa, resultado é mais rápido, ou hemaglutinação - resultado demora mais, mas temos a titulação, o que é importante não só para o diagnóstico, mas para acompanhamento do tratamento. Descartado a cripto pela prova sorológica, próximo passo seria o lavado. Parece algo parasitário/fúngico.
26 de fevereiro de 2021 às 14:43
Nenhum anexo enviado.
Médico veterinário
Obrigada Professor Acabo de receber a citologia do nódulo encontrado, vou anexar, compatível com processo neoplásico. Seria possível ser uma metástase pulmonar então? Realmente quando o tutor me mostrou parecia apenas uma ferida pela aplicação, fiquei uma semana sem ve-la e virou um nódulo maior, ai que fiz a citologia. Obrigada
26 de fevereiro de 2021 às 21:33
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Andrea Qual o tipo de neoplasia? Epitelial, mesênquima, células redondas? Pode ser metástase sim, principalmente se for tumor epitelial.
26 de fevereiro de 2021 às 21:37
Médico veterinário
Suspeito para sarcoma. Coloquei em anexo o laudo.
26 de fevereiro de 2021 às 21:48
Médico veterinário
Resposta:
Resultado da Citologia Amanhã será coletado Elisa pra cripto. Obrigada
26 de fevereiro de 2021 às 21:34
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Andrea A suspeita é de neo mesênquima. Pode ser metástase, mas não é comum. Acho sim que vale a pena descartar cripto.
26 de fevereiro de 2021 às 21:39
Médico veterinário
Coletaremos amanhã!! Assim que tivermos o resultado coloco aqui!
26 de fevereiro de 2021 às 21:50
Médico veterinário
Resposta:
Boa noite Exame de cripto ELISA negativo (em anexo) Solicitei tb AGID pra histoplasma e ainda não saiu o de dirofilaria tb Acredito que o próximo passo seria mesmo o lavado, se os demais exames vierem negativos certo? Sendo metástase, o lavado ajudaria tb? Obrigada
27 de fevereiro de 2021 às 20:40
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Andrea Bom dia. Sim, o próximo passo seria o lavado. A sensibilidade da análise citológica nesses casos é bastante variável. Se for neo, e houver esfoliação das células neoplásicas para a luz de brônquios/bronquíolo, você poderá fechar o diagnóstico. Uma outra opção, no entanto com risco um pouco maior de complicações, seria tentar fazer uma PAF guiada pelo US e paciente anestesiado. Aumenta muito a sensibilidade do exame citológico
28 de fevereiro de 2021 às 07:23
Médico veterinário
Resposta:
Atualização Com a possibilidade de se tratar de pneumonia fúngica/parasitária, diminui dose de prednisolona que animal recebia. Em menos de uma semana ela piorou muito e fez efusão pleural - aguardo análise do líquido e pedi também PCR para coronavirus do mesmo. Tendo resultados anexo aqui. No momento ela estabilizou. Dirofilariose - resultado da sorologia negativo tb. Duas dúvidas: É possível PIF com albumina sérica normal? É possível neoplasia primária pulmonar em múltiplos nódulos? Ou necessariamente esse padrão indica metástase? Obrigada
5 de março de 2021 às 09:14
Nenhum anexo enviado.
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Andrea Bom dia. Você pode ter neoplasia primária pulmonar com múltiplos nódulos. Se você conseguiu líquido pleural para análise, faça a cito e PCR para corona desse líquido, isso aumenta a sensibilidade do diagnóstico. Não me parece pneumonia fúngica.
5 de março de 2021 às 09:18
Médico veterinário
Resposta:
Análise e cito da efusão: coloquei no anexo, exsudato, sugestivo para neoplasia pela presença de muita célula atípica.. mas sem um nome para a neoplasia. Alguma sugestão para alguma sobrevida para essa gatinha? 😢
5 de março de 2021 às 23:28
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Andrea Bom dia. Pela descrição do patologista, parece ser uma neoplasia epitelial, portanto, não deve ser metástase do nódulo cutâneo - que era de origem mesenquimal. O prognóstico para sua paciente não é bom, infelizmente.
6 de março de 2021 às 11:31
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
:(
8 de março de 2021 às 09:13
Médico veterinário
Ela veio a óbito no sábado! Obrigada por toda a ajuda
8 de março de 2021 às 09:33
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Resposta:
Andrea, sinto muito o desfecho ruim, mas valeu a sua busca pelo diagnóstico, poderíamos ter tido mais sorte, sinto muito. Abraços
10 de março de 2021 às 18:13
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd