pancreatite X reação vacinal

Olá, recentemente atendi um paciente que apresentou pancreatite ( mas no ano passado) e agora há 3 dias foi vacinado. A vacinação que foi composta por uma vacina múltipla e uma vacina anti-rábica, resultou numa reação de anafilaxia, com taquipnéia, prurido, edema facial e prostração. Usei inicialmente hidrocortisona, dada a gravidade do quadro e também temerosa em relação a pancreatite. No entanto, pela ação curta do medicamento, houve recidiva do quadro (quando eu havia dado como já em resolução, cerca de 30-40 minutos após) - não restando outra alternativa, senão usar a dexametasona injetável. Pergunto: pela fato do paciente já ter o histórico de pancreatite, qual corticosteróide seria o mais adequado? Ou não haveria diferença nenhuma? obrigada

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 5 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Ola Simoni, Que susto esta reação anafilática! Eu geralmente uso Dexametasona e epinefrina se necessário e para dizer a verdade, num momento destes eu não me preocuparia muito com a pancreatite que o ocorreu no ano passado, mas acho a pergunta muito válida. Vou pedir a opinião dos nossos colaboradores para ter certeza de que está é a melhor alternativa.
Anexos: 0
23 de outubro de 2020 às 06:50
Nenhum anexo enviado.
equipe
Mitika Hagiwara
Moderador
Quanto ao tratamento, nada a comentar. Já foi bem respondida por Paola e pela Rita.
3 de novembro de 2020 às 13:04
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni, concordo com a Paola, nesse momento não me preocuparia muito com a pancreatite, uma vez que a reação não foi leve. As reações anafiláticas pós vacinais são resultantes de reações de HS tipo 1, ou seja, são imediatas, mas mesmo a reação imediata pode ter uma fase tardia após cerca de 8 horas da exposição ao antígeno. Essa fase tardia da reação imediata tem a participação de eosinófilos. Acho que a escolha do corticóide deve ser baseada não só na sua potência, mas também no tempo de duração. Acho que a dexametasona é de eleição pois tem potência 30 comparativamente à hidrocortisona e tem um período de ação prolongado que vai de 36 a 72 horas e portanto, na maioria das vezes, uma única administração é suficiente para controle do quadro. Quanto ao uso de epinefrina, deve ser considerado quando há sinais de anafilaxia como hipotensão, manifestações respiratórias e gastrentéricas. Acho que você foi muito assertiva no seu diagnóstico e terapia, lembrando que as reações anafiláticas, apesar de não serem muito comuns no nossos pacientes, são consideradas emergência médica, então não me preocuparia nesse momento com a pancreatite.
23 de outubro de 2020 às 08:28
Nenhum anexo enviado.
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Resposta:
Olá Simone, sua opção foi perfeita, as respostas anteriores também, recomendo apenas que na próxima vacinação aplicar uma vacina por semana e sempre fazendo uso de Fenergan (Cl. de Prometazina) 3 dias antes e mais 3 dias depois, preventivamente, você evita o susto e também não inibe a resposta vacinal do animal.
23 de outubro de 2020 às 16:21
Nenhum anexo enviado.
Simoni Maruyama
Obrigada a todos pelas respostas, realmente é muito válido contar com várias idéias (e de renomados colegas). Simplesmente enriquecedor...Aos administradores do site, estão no mínimo, de parabéns!
24 de outubro de 2020 às 08:20
Desenvolvido por logo-crowd