OSH (técnica)

Gostaria de saber, principalmente dos colegas cirurgiões, se vcs consideram a "técnica do gancho" para OSH, como um bom método? Particularmente acho bastante interessante pela rápida recuperação do paciente (visto que a incisão é mínima). No entanto, sei que alguns colegas condenam tal prática...obrigada

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 4 respostas para esta pergunta

equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni, vou falar minha opinião, particular. Todas as técnicas possuem vantagens e desvantagens. No caso da técnica do gancho, há muito menos exposição da cavidade, e certamente é mais rápida, não havendo manipulação de outras vísceras, o que é recomendável. Como desvantagem, trabalha-se com tecidos sob tração...o que às vezes pode ter consequências...e caso haja sangramento também é mais complicado de se checar, situação esta que já pude presenciar algumas vezes. Mas depende do treinamento e experiência de cada um.
Anexos: 0
27 de junho de 2020 às 15:23
Nenhum anexo enviado.
equipe
ROSANGELA
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni, pegando o "gancho" no que voce comentou em relação a incisão pequena - isso realmente traz muitas vantagens quando estamos em um mutirão de castração ou quando temos que soltar o animal na rua, em sua colônia, 24-48hr depois da cirurgia, no caso de programas de CED. Nestes casos uma incisão de 1- 2 cm faz toda a diferença. Mas a técnica minimamente invasiva como disse a Dra. Claudia, requer treinamento do cirurgião e se houver qq problema durante a cirurgia, este deve estar preparado para estender a incisão e resolver o problema. Acredito que quando não há necessidade de uma cirurgia minimamente invasiva, ou quando o veterinário não esta acostumado, a técnica clássica pode trazer mais segurança.
27 de junho de 2020 às 15:41
Nenhum anexo enviado.
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Simoni, Aqui nos EUA, a técnica do gancho é muito utilizada, principalmente em abrigos, campanhas ou clinicas de castração de baixo custo, onde os animais são castrados bem novinhos e em grades números. Eu particularmente, trabalho em um hospital, e uso a técnica tradicional, mas atendo muitos animais adotados na SPCA e todos são castrados com a técnica do gancho e eu raramente vi complicações no pós operatório (não sei sobre a incidência de complicações no trans como as que a Dra. Claudia comentou), e a cicatrização é bem rápida.
29 de junho de 2020 às 14:55
Nenhum anexo enviado.
equipe
Aline Machado De Zoppa
Moderador
Resposta:
Simoni, A técnica do gancho tem vantagens como a minima incisão e menor manipulação, mas precisa de treinamento. Acredito que para iniciantes o ideal seria a técnica tradicional, até que tenham habilidade e conhecimento para seguirem para atécnica do gancho. Realmente se houver uma complicação, há maior dificuldade em resolver.
21 de agosto de 2020 às 16:41
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd