Obstrução Uretral

Boa tarde a todos Aqui no Hospital Veterinário Pompéia estamos com um paciente felino obstruído, com presença de urolitíases ( a maior mensurada em 0.28 cm) e sedimentos. Foi realizada a desobstrução com sonda flexível e a mantida fixada por 24 horas, após poucas horas da retirada retornou a obstruir com presença de intensa hematuria, onde foi realizada nova sondagem. - Gostaria de saber quanto ao período que vocês geralmente os mantém sondados. Abaixo segue imagem do pênis do paciente, gostaria de saber se existe algum tratamento tópico a ser realizado para minimizar a inflamação. Obrigada!

Responda a pergunta de Djeysse Alves Buque

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 2 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Ola Djeysse, Eu vou pedir a opinião dos nossos colaboradores em medicina felina, mas eu devo confessar que já deixei cateteres (flexíveis) até 48h em gatos hospitalizados. Não tenho experiencia com nada tópico, já usei Prazosin com intuito de relaxar espasmo uretral em gatos, apesar de não ser um tratamento sempre efetivo, ou devidamente comprovado.
Anexos: 0
17 de setembro de 2020 às 16:01
Nenhum anexo enviado.
equipe
Maria Alessandra Del Barrio
Moderador
Resposta:
Olá Djeysse, é melhor manter a sonda de espera por 48 horas, afim de permitir a minimização do edema e também dos espasmos uretrais. A associação da prasozina nesses casos 0,25-0,5mg/gato cd 12 h ajuda bastante. Caso a azotemia tenha sido corrigida, a animal esteja hidratado e sem sinais de lesão renal na urinálise, a administração de 0,02mg/kg de meloxicam também é válida, para redução da inflamação. Vale apenas checar, por exame radiográfico, se não remanesceram urólitos na uretra, pois podem estar adjacentes à sonda.
Anexos: 0
18 de setembro de 2020 às 18:47
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd